A Associação Companhia de Santos Reis 'Estrela da Guia', realiza o 10º Encontro de Bandeiras de Folia de Reis de Frutal. O evento é organizado pela Prefeitura de Frutal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e acontece no próximo domingo (02), a partir das 9h30 na Praça da Matriz.
De acordo com o diretor do Departamento de Esportes, Raphael Silva, as inscrições para o encontro será por ordem de chegada no dia do evento. Segundo ele, até o momento já confirmaram presença 21 cidades da região, inclusive do estado de São Paulo. “Dessas 21 cidades, terá aproximadamente 35 companhias apresentando durante todo o dia” comenta.
Raphael ressalta que o encontro tem como tradição a realização da Santa Missa em agradecimento a Santos Reis e cada companhia após apresentar na Praça da Matriz entra na Igreja para cantar louvor a Santos Reis. “Também é tradição o almoço, onde reúne centenas de foliões e a comunidade frutalense para confraternização. Este encontro é uma das ações que a Companhia de Santos Reis Estrela da Guia realiza anualmente em Frutal, perpetuando a tradição cultural dos foliões, através das danças típicas, dos cantos e das vestimentas sempre coloridas e alegres, além do fortalecimento da fé”, explica.
Segundo Raphael, a Folia de Reis em todo estado de Minas Gerais é registrada como Patrimônio Cultural do Estado e em Frutal a Companhia de Santos Reis ‘Estrela da Guia’ é protegida pelo patrimônio cultural local, por meio do registro de Bem Cultural de Natureza Imaterial, através do Decreto nº 10.091 de 28 de novembro de 2016. “A Folia de Reis, também chamada de Festa dos Santos Reis, Reisado ou Dia dos Três Reis Magos é uma festa de origem católica. Essa comemoração ocorre em muitos países e no Brasil sua celebração é feita de forma particular em cada região. O município de Frutal se apropria de suas raízes culturais, preservando suas referências locais e conservando seu patrimônio imaterial, pois desta forma estamos solidificando sua identidade”, informa Raphael.
A Folia de Reis surgiu no Brasil com origens européias, mas adquiriram formas, tradições e expressões locais variadas, em suas músicas, orações e danças. Nessa comemoração, as “companhias”, ou seja, os grupos de foliões, vão de casa em casa para cantar com diversos instrumentos. É comum usar roupas características, como fardas, máscaras ou uniformes.