A PARTIR DE SEXTA-FEIRA, PREFEITURA COMEÇA A ENTREGAR MAIS DE 4 MIL KITS ALIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Mesmo com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, estudantes da rede municipal de ensino de Frutal estão recebendo kits alimentação repletos de verduras, carnes, mantimentos não perecíveis.

Em Frutal, esse ano a expectativa é que sejam realizadas cinco etapas de entregas de kits para os alunos que se cadastraram para receber os alimentos. A cada bimestre, serão entregues mais de quatro mil kits com produtos perecíveis e não perecíveis.

A distribuição dos kits referentes ao primeiro bimestre começa no próximo dia 14 de maio e prosseguem nos dia 21 e 28. A comunidade escolar de cada instituição de ensino será devidamente comunicada sobre a distribuição dos alimentos por professores e diretores das escolas, CEMEIs e entidades.

De acordo com o secretário de educação, Marco Antônio Gaioso de Queiroz, a Prefeitura de Frutal quadriplicou o número de kits que serão entregues a cada dois meses. “Se ano passado eram entregues em média mil kits, nessa primeira etapa entregaremos 4174 e a tendência é que essa quantidade aumente. É importante destacar que recebemos verba federal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a confecção desses kits, mas que a Prefeitura também repassa uma significativa contrapartida para incrementar ainda mais esses kits”.

Marco Antônio esclarece que não houve atraso para entrega desses alimentos para as crianças da rede municipal de ensino. “Sim, houve alguns contratempos, não havia licitações prontas para a compra desses alimentos e esse é um processo burocrático e que demanda muito tempo. Também tivemos casos de Covid tanto na secretaria como no setor de licitação, mas estamos seguindo o mesmo cronograma do Governo do Estado”.

O secretário de educação explica que serão distribuídos dos tipos de kits: um para escolas municipais e outro para CEMEIs e entidades. “Essa diferenciação dos kits está relacionada ao valor do repasse que é feito para cada entidade para a compra de merenda escolar”.

Marco ainda destaca que uma mesma família pode receber mais de um kit. “Se as crianças estiveram devidamente matriculadas na rede municipal e se enquadrarem nos pré-requisitos para receber o kit, cada uma vai receber a sua”.

É importante ainda ressaltar que antes que os alimentos cheguem até os alunos, uma grande mobilização, envolvendo o processamento de enormes quantidades de gêneros, é realizada pela Prefeitura. Todos os kits são montados sob supervisão nutricional e seguem os padrões de qualidade e quantidade estabelecidos pelo Pnae.

Os alimentos são retirados em dias determinados, nas unidades escolares onde as famílias fizeram os cadastros. Medidas de distanciamento físico e de higiene continuarão sendo cumpridas para garantir segurança às equipes de trabalho e aos beneficiados.