O nível da água na ponte do Rio Grande, na divisa entre Planura-MG e Colômbia-SP tem chamado a atenção das populações vizinhas e dos usuários da rodovia que liga os dois estados. A cheia é creditada às chuvas abundantes dos últimos meses, que encheram a represa da Usina de Porto Colômbia, que precisou fazer uma abertura das comportas para escoar o excesso.
O caso tem sido pauta de diversas matérias em vários meios de comunicação nos dois estados, onde são exibidos vídeos amadores na TV e fotos de pessoas passando por debaixo da ponte com pouco espaço para o barco atravessar.
O nível chegou a subir tanto que os condutores de barcos encontram certa dificuldade para passar, ao contrário de 2015, quando houve uma época tão seca que diminuiu o nível de água a ponto de preocupar as autoridades ambientais. Essa elevação da água neste final de abril pode ser também consequência do represamento na Usina Hidrelétrica de Marimbondo, em Fronteira, o que fez a água subir e praticamente ficar a um metro ou menos para atingir a ponte.