As estradas rurais de Frutal já não são mais as mesmas, se há vinte anos elas serviam para o escoamento da produção leiteira ou da abacaxicultura, agora as vias são ocupadas por treminhões responsáveis por transportar toneladas e mais toneladas de cana de açúcar e de soja.
As mudanças no cenário do agronegócio local, ocorridas nos últimos anos, impactaram diretamente a qualidade e a trafegabilidade das estradas vicinais do nosso município, se antes os serviços de manutenção eram sazonais e ocorriam durante poucos meses do ano, agora esse serviço precisa ser executado de maneira constante, quase que diariamente.
O problema é que sobram estradas, são mais de oito mil quilômetros de vias vicinais, e faltam maquinários e mão de obra. Aliás, os poucos equipamentos que a Prefeitura de Frutal possui já estão bastante antigos e obsoletos. “Inclusive, a motoniveladora usada pela Secretaria foi adquirida na gestão de 93. Para piorar a situação, hoje em dia quando se adquire um maquinário, a própria empresa pede em média um ano, um ano e meio para efetuar a entrega desse equipamento”, explica Carlos Humberto Ferreira Júnior, secretário do produtor rural.
Ele ainda explica que a pasta já está promovendo processos de licitação para a contratação de empresas que ficarão responsáveis por executar serviços de manutenção na zona rural. “Mesmo assim está difícil devido ao aumento constante no valor dos combustíveis, houve semanas que o combustível subiu até duas vezes e uma patrola consome cerca de 200 litros de combustível por dia. Ou seja, está difícil encontrar empresas interessadas em executar esse tipo de serviço para o Poder Público”.
Carlos garante que mesmo no período chuvoso, a Secretaria do Produtor Rural não deixou de executar serviços de manutenção em pontes e estradas da região, principalmente nas áreas mais afetadas pelas águas das chuvas. “A partir da segunda quinzena de janeiro quando houve uma estiagem, nos retomamos os serviços em estradas e pontes, aliás por falar em pontes é importante ressaltar que o processo de deterioração delas já vem ocorrendo há anos. Já as que foram construídas na nossa gestão se encontram em perfeito estado de conservação”.
O secretário ainda esclarece que a Secretaria só tem a obrigação de arrumar as estradas que são municipais. “As pessoas às vezes confundem as coisas, nossa responsabilidade é com estradas que servem a toda a população e não aquelas que estão restritas a uma propriedade rural e beneficiam um número reduzido de cidadãos”.
Carlos ainda enumera as dificuldades de se trabalhar na zona rural. “O setor rural é muito difícil de trabalhar, a terra tem que estar em seu estado perfeito, nem muito úmida e nem muito seca. Se tiver seca provoca muita poeira, se estiver molhada em demasia teremos aquela barrela e provocaremos até atoleiros. Por isso, precisamos ser cirúrgicos, realizar um trabalho de excelência, mas que não gere grandes gastos para os cofres públicos, sem desperdício de recursos”.
O secretário do produtor rural ainda revela que em algumas situações, os servidores da pasta encontram certa resistência de agricultores e pecuaristas para efetuarem ações e serviços em propriedades e estradas rurais da nossa região. “A maior dificuldade é em relação ao escoamento da água, muitos produtores não permitem que façamos a retirada dos enchorros e das poças d`água e são exatamente elas que costumam provocar os buracos nas estradas”.
Mas engana-se quem pensa que o único papel da Secretaria se resume a promover a manutenção de estradas rurais, a pasta oferece uma gama diversa de serviços. “Nós efetuamos também limpeza e manutenção de mata-burros e pontes e ainda fornecemos assistência técnica de veterinários e engenheiros agrônomos. Por isso precisou desse tipo de auxílio ou mesmo se você se deparou com uma ponte quebrada ou estrada com problemas de tráfego, entre em contato conosco pelo 3423-2602”.