Estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Particular “Vencer” participaram de um projeto que se encerrou na quinta-feira (21) e se tratava da simulação de uma reunião da Câmara de Vereadores. Já os alunos do 2º ano participaram de um júri simulado.
Conforme destaca o diretor da escola, André Luiz Nunes de Freitas, o projeto surtiu um efeito positivo, pois, mesmo com nervosismo, os estudantes se sentiram prestigiados e empolgados.
“Pudemos ver a alegria deles; foi maravilhoso. No outro dia, eles chegaram na escola debatendo e falando o quanto foi importante o aprendizado que tiveram. Por isso, quero pedir para dar continuidade ao projeto porque vai fazer diferença na vida dos alunos”, afirma.
O professor das matérias de Filosofia, História e Sociologia, Lourieser Alves de Souza, também ressalta que as simulações de uma reunião da Câmara e de um júri pelo Poder Judiciário foram de grande ensinamento aos alunos.
“O projeto busca desenvolver a retórica, a questão argumentativa dos nossos alunos e principalmente o senso crítico pautado na participação e no exercício da cidadania. Em quatro aulas, preparamos todo o repertório e roteiro que eles desenvolveriam, estudamos a Constituição e a Lei Orgânica Municipal em sala de aula. Estamos felizes porque conseguimos alcançar a proposta que era desenvolver o aluno na questão da retórica, oratória e falar em público e eles conseguiram se sobressair. O resultado foi muito positivo”, conclui.