Em apenas uma semana as notificações de casos suspeitos de dengue mais que dobraram na cidade de Frutal. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 02 e 11 de fevereiro, o número de casos notificados pelos serviços de saúde subiu de 45 para 131 — indicando 86 novas ocorrências.
Segundo a secretária de Saúde Marília Gonçalves Martins, o número de casos é muito preocupante, pois foi falado no inicio do ano sobre o LIRAa – Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti que foi de 3,4% e isso significa que o Município está em estado de alerta, pois acima de 5% já é considerado surto. “Deste resultado para cá já tivemos um aumento bem considerável, pois são 131 casos suspeitos notificados de dengue, ou seja, pessoas compareceram aos serviços de saúde, mas nós sabemos, existem pessoas que apresentam os sintomas da doença e que não procuram os serviços de saúde, isso faz com que não chegue para nós essa notificação e não soma nas nossas estatísticas, o que indica que os números de casos podem ser maiores”, explica.
A secretaria Marília pede para as pessoas que apresentem febre, dor de cabeça, dor no corpo, náusea e dor nos olhos, que são os sintomas clássicos da dengue, que procurem os serviços de saúde, para que a gente possa fazer a notificação. “É muito importante que isso seja feito de imediato, para que o pessoal do serviço de controle de endemias possa fazer o bloqueio naquele endereço, evitando que outras pessoas possam adoecer através daquele foco, que pode ter sido aquele que passou para pessoa que foi infectada”, relata.
Segundo a secretária Marília as pessoas cobram muito dos serviços da saúde, mas todos necessitam fazer a sua parte, para evitar os problemas ocasionados pelo mosquito. “Sabemos que a dengue mata, em Frutal este ano ainda, nós tivemos um casos de dengue hemorrágica, então é muito preocupante e nós precisamos acordar. A população precisa ficar bastante atenta com relação à situação de terrenos abandonados, os donos não moram ali, mas precisam fazer a limpeza desse terreno, pois será aplicado multa para os proprietários de terrenos que não estão sendo limpos, pois através desse terreno abandonado e que não é feita a limpeza, pode juntar lixo e acumular água e ai começa todo o processo do mosquito”, afirma.
Com relação ao Fumacê, Marília informa que as notificações são importantes, pois se não for comprovado números de casos suficientes, não é autorizada a vinda do Fumacê para o Município. “Hoje temos notificado 131 casos, mas pode ser que 300 pessoas estejam com suspeita de dengue, mas tudo depende do número notificado que a gente consegue comprovar a quantidade de casos suspeitos, para que a gente possa articular a disponibilidade do fumacê. Lembrando que o fumacê não é a salvação, pois ele vai conseguir atingir o mosquito apenas na fase adulta, não atinge a larva. Pode acontecer uma epidemia em Frutal sim, mas tudo depende da gente, pois a dengue é uma doença que podemos prevenir, para que uma situação pior não aconteça”, ressalta. Outras informações pelo telefone (34) 3423-2621(Secretaria de Saúde) ou no Departamento de Controle de Endemias (34) 3423-2607.