Por meio de um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura, a Banda Municipal Major Lara foi contemplada com mais nove instrumentos. Frutal concorreu ao edital de Aquisição de Instrumentos de 2017, e teve o projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, através do Programa Bandas de Minas. A entrega aconteceu na tarde desta quarta-feira (21), no gabinete da Prefeitura.
De acordo com o diretor do Departamento de Cultura, Raphael Silva, o projeto foi realizado com a finalidade de resgatar uma tradição que acontecia em Frutal aos domingos na Praça da Matriz, trata-se da ‘Retreta na Matriz’. “Hoje tivemos a alegria de entregar sete dos nove instrumentos aos músicos da nossa querida Banda Municipal Major Lara. Devido o período eleitoral, só agora esses instrumentos foram entregues. Todo ano a Secretaria de Estado de Cultura lança esses editais de aquisição de instrumentos ou uniformes, então estamos sempre atentos para poder participar, porque são muito importantes esses incentivos para os músicos. Vamos correr atrás de novos projetos para poder contemplar a Banda Major Lara”, explica.
Para a prefeita Maria Cecília Marchi Borges (Ciça), esses instrumentos irão enriquecer a Banda Major Lara, pois são ferramentas de trabalho que trará motivação para todos que fazem parte da banda. “Agradecemos a Secretaria de Educação Gabriela, que também responde pela pasta da Cultura, que esteve em Belo Horizonte pessoalmente e nos trouxe os instrumentos, para que hoje fizéssemos a entrega e também ao responsável pelo projeto o Raphael”, comenta. De acordo com a prefeita Ciça, a Banda Major Lara tem mais de 60 anos e esses instrumentos foram entregues um dia antes da Santa Cecília, que é a protetora dos músicos. “Agradeço aos músicos da Banda Major Lara, quero cumprimentar a todos pelo trabalho, pois quando existem os eventos a banda é sempre chamada e onde tem musica tem alegria”, comenta.
Segundo o maestro da Banda Major Lara, Ilzo Correia de Morais, a entrega de instrumentos vem melhorar a qualidade sonora da banda, pois ao longo do tempo os instrumentos vão perdendo a qualidade e afinação, então é sempre bom renovar a parte instrumental. “Ao todo são nove instrumentos, bombardino, clarinete, flauta, sax alto, sax barítono, sax soprano, sax tenor, trombone de vara e trompete, vieram sete e em breve estaremos recebendo os outros dois”, informa.