Geral

Bombeiros continuam as buscas em Brumadinho no carnaval

Bombeiros continuam as buscas em Brumadinho no carnaval

Trabalhando há mais de um mês nas buscas por vítimas em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os bombeiros militares recebem hoje (1º) auxílio de equipes de outros estados nas buscas aos desaparecidos após o rompimento da barragem da Vale. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, coronel César Eduardo Bonfanti, o voo sairá de Brasília e o pedido feito pelos próprios militares mineiros.

O coronel explica que há necessidade de troca de efetivo, por isso a ajuda de outros estados é solicitada. Segundo ele, o treinamento da corporação é padrão em todos os estados.

Segundo o tenente-coronel Anderson Passos, que é comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militares de Uberaba, reforça o recebimento dos esforços, com equipes com cães de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, trazidas por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). “Serão 58 máquinas em 14 frentes de trabalho, 102 bombeiros militares, além de seis drones e um helicóptero nas operações aéreas”, acrescenta o militar.

Anderson Passos explica que a chuva interferiu significativamente nos trabalhos desta quinta-feira (28), limitando acessos a algumas áreas. “Hoje será bem melhor. Serão usados drones para varredura superficial da zona quente”, afirma.

O tenente-coronel lembra, ainda, que o Corpo de Bombeiros Militar se desdobra para fazer frente a duas grandes ocorrências simultâneas. “O carnaval, uma grade alegria da população, e a operação Brumadinho: a batalha da esperança”, pontua.

Anderson Passos comandará as operações em Brumadinho até a próxima quinta-feira (7).

Conforme balanço divulgado pela Defesa Civil na terça-feira (26), 130 pessoas seguiam desaparecidas nos rejeitos espalhados da barragem 1, da Mina Córrego do Feijão, e 180 mortes foram confirmadas.

Inscreva-se em nossa NewsLetter