Por unanimidade, foi aprovada uma indicação de autoria do vereador Zizi que pede ao prefeito e Secretaria de Educação que sejam inseridas pelos professores das escolas municipais aulas voltadas para a educação financeira infantil, com duração de pelo menos uma hora, que poderão ser ministradas durante os ensinamentos da disciplina Matemática.
Ele comenta que educação financeira infantil é a prática de ensinar finanças pessoais ainda na infância. A ideia é que quanto antes as crianças aprenderem sobre o dinheiro, melhor será a relação delas com as finanças no futuro.
Nessas aulas, poderão ser ensinados os princípios básicos como lidar com as finanças; de onde vem o dinheiro (mostrar a importância do trabalho como fonte de renda); o real valor do dinheiro; o que quer dizer o “crédito” do cartão de crédito; a importância de poupar para realizar objetivos; a necessidade de consumir com consciência; como usar crédito com responsabilidade; o problema de gastar mais do que se tem (endividamento) e como investir pode multiplicar o dinheiro que se tem.
“Atualmente, existem milhões de brasileiros que estão endividados e Frutal está dentro desse contexto. Por isso, é importante trabalhar a educação financeira na infância para que os pequenos se tornem adultos responsáveis e conscientes com suas finanças”, argumenta.