Com a finalidade de digitalizar documentos, a Câmara de Frutal realizou um processo licitatório tendo como vencedora a empresa Stratégia Digital, sendo cumpridos todos os requisitos da lei 8.666. A assinatura do contrato foi feita entre o presidente do Legislativo, Edivalder Cheiroso, e o diretor da empresa, Caliton Cristiano de Oliveira, no dia 30.
Com esta contratação, a empresa estará responsável pelo desenvolvimento de software capaz de armazenar todo o material da Câmara e o tornar disponível tanto para os vereadores como para a comunidade.
De acordo com Edivalder, esta era uma meta que pretendia alcançar desde que assumiu a presidência, já que visa melhorar a prestação de serviços do Legislativo, além de diminuir a quantidade de material impresso.
“Agora, com o processo de digitalização, não precisará mais do trabalho de folhear para buscar determinado documento. Estará tudo digitalizado. E se ocorrer alguma coisa com as instalações físicas, não teremos problema de perder esses documentos que são importantes e fazem parte da história. ”, salienta.
O diretor da Stratégia, Caliton Cristiano, esclarece que será feito um trabalho de preparação, organização e digitalização dos documentos, possibilitando o acesso a toda a Câmara, funcionários e pessoas interessadas, na busca do material digitalizado. “Isso será feito de forma prática, ágil e com toda segurança”, comenta.
Caliton explica ainda que o acesso será por meio de ‘log in’ e senha, sendo rastreado todo acesso das pessoas. O Legislativo poderá limitar o acesso de determinado conteúdo ou permitir o acesso total das pessoas.
De acordo com o diretor da Strategia, a Câmara contará com software próprio. Também será seguida uma tabela de temporalidade, que determina que documentos de RH e da área de saúde devem ser armazenados por 20 anos e outros de contabilidade por 10 anos.
Ele acredita que já em 10 de outubro será inicializado o trabalho de digitalização de todo o acervo. Posteriormente, materiais impressos poderão ser descartados, havendo uma redução significativa na emissão de documentos em papéis.