Geral

Campanha de conscientização das hepatites é realizada

Campanha de conscientização das hepatites é realizada

A população atendeu ao chamado e compareceu nos dois dias da campanha de conscientização sobre hepatites, que foi realizada com sucesso, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Rotary Club. No mês de julho foi desenvolvida em todo o país a campanha Julho Amarelo de conscientização das hepatites virais. Em Frutal no sábado (27), os testes rápidos de Hepatites B e C e sífilis foram realizados no Calçadão. Já no domingo (28), a ação aconteceu na feira livre, que contou com a participação da equipe do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento.

Segundo o presidente do Rotary Club de Frutal, Nildo Tiago de Jesus, a intenção do Rotary Internacional através da campanha é erradicar a hepatite C em todo o mundo. O clube ficou com a parte da organização das ações e doação dos kits para o teste rápido e a Secretaria Municipal de Saúde forneceu o apoio logístico e os profissionais para a realização dos exames. “Foi uma parceria importante, necessária a favor da saúde da população”. Nildo também comemorou a enorme procura pelos testes no fim de semana: “Foi um público diversificado e bastante interessado”, enfatizou.

A secretária municipal da Saúde, Marília Gonçalves Martins, também comemorou o sucesso da campanha. Segundo ela, no total foram realizados 282 testes, sendo dois positivos para Hepatite C e cinco para sífilis. “Agradeço a parceria com os Rotarys e Casas da Amizade e à população por atender o nosso chamado”, disse.

O morador de Boa Esperança Carlos Antônio Andrade (Cigano), disse que resolveu fazer o exame como forma de prevenção. “Deve sempre haver essas campanhas para a população”. Já a dona-de-casa Dirce do Nascimento elogiou a estrutura montada e o atendimento. “Essa campanha ajuda bastante porque muita gente não tem condições de pagar o exame”. O advogado Dalvo Pires, ao elogiar a iniciativa da Prefeitura e do Rotary, afirma que ficou impressionado com a grande quantidade de pessoas participantes. “O que prova que a comunidade está atenta aos cuidados com a saúde”.

Inscreva-se em nossa NewsLetter