Geral

CAMPANHA "PAZ NAS ESCOLAS" MOBILIZA ENTIDADES E AUTORIDADES POR FIM DA VIOLÊNCIA

CAMPANHA

Com o intuito de discutir a “paz nas escolas”, foi realizada uma reunião na tarde de segunda-feira (17) na sede da Câmara Municipal de Frutal, organizada pela promotora do Ministério Público de Minas Gerais, Daniela Campos de Abreu Serra. Participaram do evento diversos vereadores, lideranças comunitárias e religiosas.

A promotora relata que já estava incomodada pelo fato dos setores de segurança pública ter começado a discutir como atuar em eventuais ataques às escolas e em situações que têm se tornado corriqueiras no país.

No seu entendimento, colocar segurança armada e portas com detector de metal não resolverá o problema se não houver um trabalho mais profundo sobre a questão da violência. A promotora conta que ouviu muitos relatos de crianças que estavam com medo de ir à escola e de pais que não confiavam mais em mandar os seus filhos para os estudos.

“Esse ataque às escolas ocorre porque ela é uma célula muito importante de sociabilidade de todo o desenvolvimento da criança e do adolescente. Então, o MPMG consciente da construção de uma sociedade solidária organizou essa reunião e fiquei feliz com a adesão. O âmago de tudo isso é que a gente possa difundir um diálogo de paz em nossa sociedade, porque é através dele que a gente vai conseguir vencer esse medo. É importante que todos os setores de segurança pública continuem as suas mobilizações e investigações. Para vencer o medo, não é preciso uma sentença judicial, mas, sim, esse amor comunitário e a força da sociedade”, destaca.

“Esperamos que por meio desse ato, Frutal mostre que nós somos mais fortes que o medo. É importante que a gente se una para conseguir passar essa mensagem: que as escolas são nossas e que nós vamos cuidar delas como deve ser”, declara.

Também será incentivada a realização de palestras e atividades nas escolas sobre questão de bullying e uso excessivo de internet, além de relembrar aos pais do compromisso de estarem atentos sobre o que os filhos estão acessando. “Os pais precisam por alguns limites morais e de reflexão”, acrescenta.

O capitão Renato Araújo Lima, subcomandante do 69º Batalhão de Polícia Militar de Frutal, relata que a PMMG continua com suas ações preventivas, policiamento escolar, programa Proerd e outras ações para oferecer segurança às crianças. “A Polícia Militar está lá para garantir a segurança e permitir que todos possam ir à escola. Não há motivo para receio e ficar acreditando em ‘fake news’. Precisamos de todos nas escolas, pois dessa forma vamos construir uma sociedade melhor”, enfatiza.

O delegado regional da Polícia Civil de Frutal, Dimer de Toledo Ribeiro, enfatizou a importância da reunião, destacando que a situação das escolas é hoje uma das prioridades da PCMG. “É importante que pais estejam juntos e que todos usem o amor, que é a maior arma contra o ódio. O núcleo que leva o amor é a família, o filho que é bem orientado dentro de casa é um aluno melhor, o que é uma das grandes armas para combater a violência e o bullying. A Polícia Civil vai dar prioridade máxima em toda situação que envolve ameaça à escola”, enfatiza.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Juninho do Sindicato, salientou a relevância da reunião e parabenizou todos os organizadores e participantes do encontro. “É um tema que tem preocupado muito os pais e as nossas escolas pelos acontecimentos que verificamos em nosso país. Foi um evento muito produtivo. Nós estamos preocupados e vamos juntos com o lema ‘paz nas escolas’ e, de mãos dadas iremos vencer esse medo que está atingindo as crianças e pais. Fico muito feliz por esse tema ter sido discutido na casa do cidadão”, conclui.

Na reunião, ficou acordada a realização de uma mobilização no dia 20 de abril (próxima quinta), quando a Polícia Militar estará com todo o seu efetivo em todas as escolas públicas e privadas de Frutal. Também estão sendo conclamados os pais ou responsáveis pelas crianças para que levem seus filhos e filhas para as escolas demonstrando confiança no trabalho dos educadores e autoridades, somando esforços para que a paz volte a reinar em nossa comunidade.

Inscreva-se em nossa NewsLetter