Os escritores alemães que recriaram clássicos da literatura infantil ganharam uma mostra própria na Casa da Cultura em Frutal. Trata-se da Mostra de Teatro das Escolas Municipais de Frutal. A programação teve início na manhã de terça-feira (17) com uma abertura oficial e contou com a participação de alunos da Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira (Estadual) e da Escola Municipal Gomes da Silva.
Os alunos do Gomes foram os responsáveis por reproduzirem a história dos irmãos encenando num cenário preparado pelo Núcleo de Apoio e de Incentivo à Leitura o conto de Chapeuzinho Vermelho. De acordo com a coordenadora do núcleo, Rute Machado, o objetivo é envolver os alunos na produção e encenação dessas histórias, e consequentemente despertar em todos o interesse pela literatura.
Ainda segundo Rute, o teatro é uma ferramenta para aguçar a curiosidade do público “toda criança quando houve um conto que tenha vários acontecimentos, assim fantásticos, eles se interessam. Chapeuzinho Vermelho é história que fez parte da nossa infância, e quando tem essas apresentações, temos a oportunidade de falar um pouquinho sobre a importância dos autores e depois disso as crianças buscam na literatura o livro para conhecer ainda mais e levar um pouquinho dessa fantasia no crescimento na sua formação o que é muito importante para o desenvolvimento tanto intelectual quanto emocional de todos” destacou.
De acordo com a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gabriela Ferreira de Mello Borges, o projeto é fundamental para fomentar a leitura no ambiente escolar. “Estamos muito felizes com esse trabalho e a nossa maior intenção é formar leitores competentes, isso através do teatro e através de histórias que a gente conhece desde criança. A partir dessas encenações a gente consegue trazer essas crianças para o mundo mágico da leitura” reforçou a secretária.
Na Casa da Cultura foi montado um cenário para apresentação. Cada dia, uma escola ficará responsável por produzir um dos contos dos Irmãos Grimm para apresentação. Na abertura, a aluna da quarta série da Escola Municipal Alonso de Morais, Isabela Batista Barbosa, apresentou a biografia dos autores e em conversa com a reportagem disse ter ficado muito feliz com o convite. Com apenas nove anos, de uma forma muito desembaraçada, Isabela disse ser apaixonada pelo mundo da literatura e afirmou que seu conto preferido é o de “Cinderela”. “Eu gosto muito de fazer teatro, gosto muito de ver as histórias para interpretar. Gosto muito dessas coisas e eu amei ter apresentado a história dos escritores e também porque eu gosto muito dos autores. O conto de fadas da Cinderela eu amava, ainda amo, lógico, é minha princesa favorita” descreveu a pequena, que atribui à mãe seu gosto pela leitura.
A mostra de teatro vai até o próximo dia 26 na Casa da Cultura. O cronograma das apresentações está disponível no site da prefeitura em frutal.mg.gov.br e a entrada é gratuita.