Um caso de raiva em morcego foi confirmado em Uberlândia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3) pela Secretaria Municipal de Saúde. Em nota, a pasta informou que um dos animais capturados no mês de fevereiro testou positivo para a doença.
De acordo com a Prefeitura, equipes do Programa de Controle da Raiva realizaram uma ação de bloqueio na região Central, em uma área de 300 metros de onde o morcego foi encontrado.
Além disso, foi feita uma varredura pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses entre 18 e 20 do mês passado. Na ocasião, 42 cães e gatos foram vacinados contra a doença, inclusive aqueles que receberam a dose durante a campanha de vacinação.
Ainda na nota, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou que a vacinação é gratuita e a ação de bloqueio e o monitoramento dos animais encontrados na cidade fazem parte da rotina do Programa de Controle da Raiva.
Caso um morador encontre um morcego vivo ou morto no solo, deve acionar o Centro de Controle de Zoonoses para o recolhimento do animal. Outras informações no telefone (34) 3213-1470.
Raiva
A raiva é uma doença transmitida ao ser humano pela saliva e por secreções de animais infectados, principalmente por mordeduras, arranhaduras e lambeduras.
Cães e gatos são a principal fonte de infecção, mas morcegos, raposas, gatos do mato, saguis, gambás, bois e cavalos também são transmissores.
Fonte: g1