Coletivos Locais de Meio Ambiente (COLMEIA) apresenta resultados de ações já executadas no município

Na última terça-feira (17), o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró-Mananciais – realizou mais uma reunião na sede da copasa de Frutal, para apresentar aos participantes quais ações já foram feitas e o que se pretende fazer no ano de 2020. Uma das ações que já foram executadas é o cercamento do Ribeirão Frutal que é o principal manancial do município.

O programa tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela copasa.

As ações são desenvolvidas a partir do estabelecimento de parcerias com as comunidades locais em conjunto com as prefeituras, representantes de escolas públicas, órgãos estaduais e ongs, entre outros, visando a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social. A partir da formação de coletivos locais de meio ambiente (COLMEIA) – é feito um diagnóstico da bacia hidrográfica, além do planejamento, execução e monitoramento das ações.