O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve na tarde de sexta-feira, 11, na cidade de Colômbia para assinar um termo de convênio que libera recurso para a urbanização e a recuperação da área degradada conhecida como Mirante, no valor de 250 mil reais. O ministro aproveitou a oportunidade para participar também da inauguração do novo galpão do Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, além de visitar as obras da Orla Turística. A recepção ocorreu ás 16 horas, na área onde ficará localizada a futura Praça do Mirante.
O recurso no valor de mais de 200 mil reais, para a construção da praça, veio por emenda sugerida pela bióloga e superintendente do Meio Ambiente, Maria Inácia Macedo Freitas, através da deputada federal do partido Novo, Adriana Ventura. A verba será dividido em fases, desde a recuperação e plantio da vegetação até a instalação de equipamentos.
A praça faz parte do programa Cidades+Verdes, que busca ampliar em todo o país o número e a qualidade das áreas verdes urbanas.
“Esse Parque do Mirante certamente se tornará um polo de turismo e de encontro das pessoas e lembrará que o meio ambiente convive bem aqui nesse local, como deve conviver em outros lugares, com o desenvolvimento econômico e imobiliário, com a prosperidade da cidade”, ressaltou Ricardo Salles.
“O desenvolvimento sustentável planejado é aliado da defesa ambiental”, completou.
Ricardo Salles destacou que a preservação do meio ambiente pode sim caminhar lado a lado com o progresso e o desenvolvimento econômico.
“Como bem disse o ministro da economia, Paulo Guedes, em Davos, a pobreza e miséria são os maiores inimigos do meio ambiente e não a prosperidade e o desenvolvimento sustentável”, disse o ministro, em sua fala ainda durante a assinatura do convenio.
A ideia da criação do parque ecológico na área da pedreira, foi de Edivaldo Rocha, responsável pelo Departamento de Cultura e foi abraçada pela bióloga e o prefeito do município.
“Temos esse rio maravilhoso, do qual precisamos desfrutar. Mas, para isso, precisamos de um ambiente adequado. Ninguém quer entrar no meio do mato e é para isso que estamos implantando esses projetos. A Praça do Mirante é um deles”, destacou a bióloga e superintendente.
A visita contou com a presença de diversos prefeitos e eleitos da região, como também a de assessores, deputados estaduais e federais. A recepção seguiu todos os protocolos contra o Covid-19, com a disponibilização de álcool em gel e máscaras. Após sua visita a Colômbia, o ministro seguiu com sua caravana, para uma reunião às 19 horas na cidade de Barretos.
RECICLAGEM
O galpão da reciclagem é um projeto que visa contribuir com a preservação do meio ambiente e ainda gerar ocupação e renda para as pessoas que vivem da coleta de matérias recicláveis.
O prefeito Endrigo Bertin, se mostrou bastante satisfeito com a inauguração do galpão e disse que essa foi uma das marcas de sua gestão.
“Essa é uma obrigação daqueles que ocupam um cargo público. Saber onde e como investir e fazer esses investimentos com transparência e responsabilidade. E foi exatamente isso que fizemos durante a nossa gestão” ressaltou o prefeito.
Fonte: Portal de Notícias Colombia SP