Situação da Covid em Uberaba é mais grave do que muita gente pensa. Para se ter uma ideia, o índice de transmissão do vírus já está quase chegando a 1.5, contra o 0.9 de antes do Natal. E, segundo o infectologista Vitor Maluf, esta quinta-feira foi o dia que registrou o maior número de casos novos em todo o Triângulo Sul. Só em Uberaba foram 150 casos confirmados num único dia.
O cenário é verdadeiramente alarmante, até porque a ocupação dos leitos específicos de Covid está altíssima. Na rede particular, as vagas de UTI estão acabando. No Hospital São Domingos, por exemplo, no início da noite havia apenas 3 vagas de UTI e 4 de semi intensivo.
No Mário Palmério só restam 2 leitos de UTI disponíveis, segundo apurou a coluna. Ou seja, nas próximas horas a rede privada poderá esgotar sua capacidade de internação de pacientes graves, restando apenas a opção do Hospital Regional, onde também não há mais muitos leitos de UTI disponíveis.
A situação é altamente preocupante. “Se não diminuir o número de casos, pode colapsar a rede hospitalar a qualquer momento” – adverte Vitor Maluf, que é membro do Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus em Uberaba.
Texto: Lídia Prata (Jornal da Manhã)