Após dias de frio intenso, o calor volta ao Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Com temperaturas acima dos 30°C, a previsão é de tardes quentes e manhãs frias. O motivo, segundo o professor de climatologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Leandro de Godoi Pinton, é a atuação de uma massa de ar seco nas regiões. A umidade do ar deve continuar baixa.
“As condições do tempo atmosférico nesta semana respondem à ação de massa de ar seco, associada à circulação anticiclônica. Este tipo de circulação inibe a formação de nebulosidade, favorecendo uma sequência de dias claros com aumento de temperatura e persistência do ar seco”, descreveu o professor.
Devido ao fenômeno, na segunda-feira (9) e na terça-feira (10), são esperadas máximas entre 28°C e 29ºC e mínimas de 11° C a 13ºC. Já a partir de quarta-feira (11), Pinton destacou que as máximas podem chegar a 32ºC, enquanto as mínimas devem ficar em torno de 16ºC.
A discrepância do clima durante as manhãs e as tardes, é resultado do ciclo diurno da temperatura, que conforme explicado por Pinton, responde a diferença entre a radiação solar e a terrestre. Durante o dia, temos uma maior radiação solar em relação à perda de radiação terrestre, por isso, as tardes são mais quentes. Já as manhãs são mais frias, pois perdemos mais radiação terrestre em relação à radiação solar incidente neste período”, explicou.
Com a variação de temperatura, a tendência é que a umidade relativa do ar diminua. De acordo com o professor, são esperados valores mínimos de 20%. “Esse índice de umidade estabelece condição de risco à saúde da população”, alertou.
As regiões seguem sem previsão de chuva.
Fonte: G1