Geral

COMARCA DE FRUTAL INAUGURA ABRIGO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

COMARCA DE FRUTAL INAUGURA ABRIGO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou nesta segunda-feira (27/2) da inauguração das novas instalações do Abrigo Gabriel Luiz Ribeiro, da Comarca de Frutal. O espaço poderá acolher até 20 crianças e adolescentes em situação de risco, desde recém-nascidos até jovens com 18 anos de idade. A obra foi custeada com recursos oriundos de penas pecuniárias e também com o apoio financeiro da sociedade civil.

O projeto foi desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e todas as etapas da obra foram feitas pelos recuperandos da Apac masculina de Frutal. O abrigo funcionava em uma casa alugada de 200 m² e agora terá uma estrutura mais adequada e confortável de 2.000 m² para atender as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O novo prédio abriga todos os espaços necessários: administração, assistência social, setor de psicologia, cozinha, berçário e módulos individualizados de dormitórios.

O presidente José Arthur Filho ressaltou o trabalho do TJMG em questões sociais. “Assumimos nossa parcela de responsabilidade em trabalhar por uma sociedade mais justa, oferecendo condições mais dignas e adequadas às crianças e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade na Comarca de Frutal”, disse.

O juiz da 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Frutal, Thales Cazonato Corrêa, celebrou a inauguração do novo espaço. "É uma obra moderna que vai proporcionar às crianças e adolescentes da Comarca em situação de risco e vulnerabilidade um acolhimento mais humanizado, mais digno e com menos traumas, possibilitando a eles sonhar com um futuro melhor", afirmou.

A gerente-geral das Apacs na Comarca de Frutal, Paula Queiroz Viera, elogiou a dedicação dos apaquianos para a construção do abrigo. "As mãos que outrora fizeram sofrer, hoje constroem sonhos e fazem a diferença na vida das pessoas", disse.

O presidente do Abrigo Gabriel Luiz Ribeiro, Adão Inácio Torres, ressaltou a importância da iniciativa. “Temos primeiramente Deus à frente de tudo, além de muitos amigos e parceiros que farão a diferença para superação das dificuldades. Sabemos da importância que esta instituição representa para todos”, frisou.


Presenças

Participaram também da solenidade o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; a superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz; o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF), desembargador Júlio Cezar Guttierrez; a coordenadora-geral do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário, desembargadora Márcia Maria Milanez; o coordenador-executivo do GMF, juiz Evaldo Gavazza; o coordenador-executivo do programa Novos Rumos da Iniciativa para a Consolidação e a Ampliação da Política de Apacs em Minas Gerais e diretor do Foro de Frutal, juiz Gustavo Moreira; o coordenador do GMF para o socioeducativo e integrante da Coinj, juiz José Roberto Poiani; a diretora executiva da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenado (FBAC), Tatiana Flávia Faria de Souza; o presidente da Apac de Frutal, pastor Natanael de Souza; a gerente-geral das Apacs na Comarca de Frutal, Paula Queiroz Viera; o promotor de Justiça da Comarca de Frutal, titular da 4°a promotoria, Fabrício Costa Lobo; o diretor do Centro de Estudos Internacionais do Método Apac (Ciema), Valdeci Antônio Ferreira; o prefeito de Frutal, Bruno Augusto de Jesus Ferreira; o presidente da Câmara Municipal de Frutal, vereador Sebastião Custódio Couto Júnior; e o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia, professor Juliano Cecílio Oliveira; e demais autoridades.

Inscreva-se em nossa NewsLetter