As macrorregiões do Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Noroeste de Minas Gerais vão permanecer na Onda Vermelha do plano Minas Consciente por mais uma semana. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas. O governo estadual também anunciou a suspensão de cirurgias eletivas em todo o estado.
As novas ondas são válidas por uma semana a partir do próximo sábado (20). As classificações das microrregiões não foram divulgadas.
Cirurgias eletivas
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) também anunciou nesta terça-feira que vai determinar a suspensão de cirurgias eletivas não essenciais em todo o estado a partir dos próximos dias. A medida será válida por 15 dias, como tentativa de evitar o esgotamento da rede pública de saúde.
A decisão não abrange pacientes cardíacos ou oncológicos de maior gravidade. Segundo o Estado, na última semana Minas Gerais registrou aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pelo coronavírus.
Terceira fase do Minas Consciente
O plano está na terceira fase, e permite a realização de todas as atividades em qualquer uma das ondas, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.
Fonte: G1