Geral

Consep proporciona melhorias à segurança pública

Consep proporciona melhorias à segurança pública

Na tarde de segunda-feira (2), foi realizada mais uma reunião do Conselho de Segurança Pública, o Consep, de Frutal. Há mais de dois anos, por iniciativa do juiz Gustavo Moreira, titular da Vara de Execução Criminal da Comarca, reúnem mensalmente em seu gabinete no Fórum, representantes do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Defensoria Pública, do Conselho Penal Comunitário (Copeco), da Apac, do Presídio e de outras entidades comunitárias organizadas. Nestes encontros são discutidas questões relevantes à segurança pública, definidas algumas prioridades de ações para a redução da violência na cidade, a gestão da conta judicial e a destinação de recursos para custear os projetos apresentados.

Desde janeiro de 2016, quando começaram essas reuniões, foram várias as melhorias conseguidas através do Consep, que já investiu no Presídio, na Delegacia de Polícia, na Polícia Militar, na Apac, entre outras instituições. O último projeto concretizado foi a entrega, naquela tarde mesmo, de duas motos 660 cilindradas para o GEPMOR da Polícia Militar.

“Em todas as regiões são trazidas demandas e a gente também apresenta os resultados positivos conseguidos”, contou o major Ivanildo Gomes dos Santos, comandante da 4ª Cia. Independente de Polícia Militar. “Na última, mostramos a redução do número de crimes violentos na cidade”, exemplificou. Outro ponto destacado pelo major, conseguido graças ao apoio do Consep, foi a diminuição da incidência de menores envolvidos em ocorrências. “Em Frutal, o menor infrator fica apreendido, porque existe uma cela especial para eles”, ressaltou.

O presidente do Consep, Eder Fernandes da Silva, lembrou da dificuldade e da ineficiência do Governo Estadual em investir e manter os órgãos de segurança. Para ele, a ação do conselho e a atuação do juiz Gustavo Moreira têm sido de relevante importância para Frutal. “O Estado está com sérias dificuldades, então o dr. Gustavo tem liberado essas verbas para as instituições continuarem funcionando, não ficarem paradas ou sem condições de fazerem a segurança da nossa comarca”, explicou. Segundo ele, uma das próximas metas é adquirir drones para equipar as polícias Civil e Militar.

Também participante da reunião, o advogado Renato de Oliveira Furtado ressalta que estas conquistas do Consep são resultado do trabalho de união entre o Poder Judiciário e a sociedade civil. “Todas essas pessoas então unidas em torno de um esforço comum para dotar a cidade de Frutal de uma segurança melhor, mais eficaz”, comentou. Renato aproveitou para adiantar que a inauguração da APAC feminina, outra conquista conseguida com a ajuda do Consep, já tem data marcada para ser inaugurada: “dia 22 de junho agora, se Deus quiser”. Amém!

Inscreva-se em nossa NewsLetter