No intuito de melhorar o nível dos serviços de atendimento em emergências pré-hospitalares realizadas em âmbito regional e mantidos pelas respectivas Prefeituras, foi realizado um amplo trabalho de capacitação em cada uma das cidades que compõem a área de responsabilidade do 2º Pelotão de Bombeiro Militar sediado em Frutal – são elas: Fronteira, Itapagipe, Comendador Gomes, Planura, Pirajuba e Campo Florido.
(Clique no player e ouça a entrevista).
A capacitação teve a importância de contribuir ativamente na capacitação de servidores, de forma à desenvolver habilidades que sejam requisitos para um adequado atendimento básico em atendimento pré-hospitalar. Nestas oportunidades os públicos alvos foram os servidores municipais, especialmente aqueles que atuam na área de saúde, bem como os serviços de atendimento em emergências pré-hospitalares ou transporte de pacientes na esfera municipal.
De acordo com o Comandante do 2º Pelotão BM em Frutal, o Tenente Eduardo Soares, as populações dos municípios abrangidos pela capacitação, muito tem a ganhar com a melhoria da qualidade na prestação de serviços em atendimento pré-hospitalar colocados à sua disposição; comenta que: ‘’buscamos trabalhar as questões básicas para os atendimentos, e com este esforço, visamos elevar o nível dos serviços já existentes nestes municípios, e neste ponto o resultado que alcançamos foi satisfatório – ressalto que, em caso de necessidade, as pessoas capacitadas podem vir a complementar a atuação do próprio Corpo de Bombeiro Militar para esta natureza de atendimento específica. Trabalhamos no sentido provocar participação e fomentamos nesta oportunidade iniciativa que podem contribuir para que as população sejam assistida da melhor forma dentro das áreas em que atuamos.’’
Como resultado temos somados a quantidades de 276 pessoas que foram treinadas considerando os 06 municípios contemplados no decorrer de meados do 1º semestre de 2016; o treinamento envolveu conteúdos teóricos e práticos, bem como a realização de simulados, contando com as participações do Sargentos BM Dárcio Araújo, Patrick e Antônio além de servidores municipais que apoiaram.
Frase do Sargento Araújo “...a importância de capacitar pessoas da área de saúde é a mesma importância como se houvesse um pelotão de resgate nessas cidades. Pois, aqueles irão dar um primeiro atendimento e diminuir o tempo resposta e assim dando uma sobre vida , um alento para aquela vitima que se encontra em momento de sofrimento clínico ou traumático.” Sargento Araújo à 8 anos trabalhando como Bombeiro Militar.
Os Bombeiros Militares reiteram que a exemplo de qualquer outra atividade que mescla prática e teoria, e ainda, com a responsabilidade de atender pessoas, são essenciais os treinamentos esporádicos e continuados.
O trabalho realizado pelos Bombeiros Militares, que estão presentes na cidade de Frutal, vai além da atividade de atendimento em emergências pré-hospitalares, mas atividades de combate a incêndio, busca e salvamento e outras no âmbito de Defesa Social - inclui a atividade de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, podendo ser acionados pelo tri-dígito 193 para urgências e emergências.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Frutal, tenente Eduardo Soares, comenta sobre os treinamentos em entrevista a repórter Cíntia Kavaguti.
Comendador Gomes
Itapagipe
Itapagipe
Itapagipe
Campo Florido
Fronteira
Pirajuba
Planura
Campo Florido
Comendador Gomes