A alta nos casos de Covid-19 em Uberlândia fez a Secretaria Municipal de Saúde do município emitir um alerta sobre a necessidade da utilização de máscaras em ambientes fechados. A recomendação foi publicada no site da Prefeitura, na manhã desta terça-feira (31).
Desde o fim de março, uma Deliberação do Comitê Municipal de Enfrentamento tornava facultativo o uso da máscara em ambientes fechados, exceto em unidades de saúde, incluindo consultórios médicos e odontológicos.
O texto desta terça também chama atenção para outros hábitos e medidas de biossegurança, dentre eles a higienização das mãos, o distanciamento social e a busca pelas doses da vacina contra o coronavírus, sobretudo, em idosos e crianças.
No boletim mais recente, publicado nesta segunda (31), foram registrados 315 casos. Este foi o 5° dia consecutivo que o município ultrapassou 300 confirmações em um só dia.
Nota técnica
Conforme a Prefeitura, uma nota técnica elaborada para a Prefeitura da Uberlândia pelo infectologista Marcelo Simão Ferreira – membro do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi apontado que o aumento de casos confirmados na cidade coincide com a chegada da subvariante BA-2 da Ômicron no Brasil. Segundo a análise, em 20 dias, a incidência de casos foi 10 vezes superior e a expectativa é que essa elevação possa persistir pelos próximos dias.
Fonte: g1