Geral

COVID-19: PREFEITURA, VIGILÂNCIA SANITÁRIA E POLÍCIA MILITAR VÃO APERTAR FISCALIZAÇÃO NA CIDADE

COVID-19: PREFEITURA, VIGILÂNCIA SANITÁRIA E POLÍCIA MILITAR VÃO APERTAR FISCALIZAÇÃO NA CIDADE

A primeira reunião entre o comando da Polícia Militar e o prefeito Bruno Augusto, ocorrida na manhã dessa quarta-feira (03), definiu que a fiscalização da Vigilância Sanitária, com a presença da força policial, deverá se intensificar a partir desse fim de semana.

O prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira destacou que nessa reunião com o comando, diversas pautas foram discutias. No entanto, mais uma vez, o assunto predominante foi a curva ascendente de infectados pelo Coronavírus em Frutal.

Infelizmente, tem havido por parte de uma parcela da sociedade, sobretudo a mais jovem, um desrespeito aos decretos publicados pela Prefeitura de Frutal que restringe funcionamento de comércios e aglomerações em espaços públicos. Os bares, segundo levantamento feito pela Vigilância Sanitária, lideram esse índice de infrações.

De acordo com Bruno Augusto, a partir de agora, a fiscalização, principalmente, de bares e praças públicas, será feita com maior rigor. A intenção, disse o prefeito, é evitar que o número de mortes e infecções alcancem índices incontroláveis na cidade. “Infelizmente, uma pequena parcela da sociedade ainda tem insistido em desrespeitar as orientações sanitárias da Prefeitura e da Polícia Militar. Diante disso, não temos alternativa, a não ser apertar ainda mais a fiscalização”.

Bruno ainda lembrou que a Polícia Militar é peça importante nesse momento crítico da sociedade. “A Polícia Militar tem sido parceira do Estado e dos municípios nesse complicado momento em que a humanidade vive. E uma das ações é reprimir as aglomerações e nessa reunião foi debatido exatamente isso”.

O comandante da Polícia Militar na região, Ivanildo Gomes dos Santos, destacou que o momento pede responsabilidade de todos. “Foi determinado que nesse fim de semana teremos um reforço na fiscalização da Vigilância com os militares em todos os bares da cidade e praças públicas para evitar aglomerações. Algumas praças da cidade serão fechadas para evitar que essas pessoas se aglomerem nesses locais. Nós estaremos colocando as viaturas nesses locais para que todos obedeçam aos decretos”.

O Tenente-Coronel Ivanildo Gomes disse também que o tempo de meias palavras já passou ao reforçar que não haverá mais tolerância quanto ao descumprimento das leis. “Nós vamos atuar com mais rigor, inclusive, com condução dessas pessoas para a delegacia, as pessoas que não obedecerem às normas estipulados nos decretos serão detidas”.

O comandante ainda enfatizou que a tolerância com quem descumpre as normas não é mais uma opção. “Inclusive eu já sugeri para o prefeito em mudar alguns pontos no próximo decreto. Porque conversar e orientar estamos fazendo desde o início da pandemia. Algumas pessoas só obedecem quando sentem no bolso ou quando estão atrás das grades. Sugeri mudar o valor da multa para ser mais pesada. Se houver reincidência, a multa deve dobrar ou triplicar e até mesmo cassar o alvará (de funcionamento) porque as pessoas precisam obedecer. Isso vale não somente para os comerciantes, mas também para as pessoas que aglomeram nas praças”.

O militar ressaltou que temos que ver e entender o que está acontecendo, não só em Frutal, mas no Brasil como um todo. “Jovem pega Covid-19 e também morre. Ele ainda transmite a doença, sobretudo, para os mais velhos. Então, muita gente está morrendo e essa doença não é brincadeira. Falta pouco, porque temos visto que a vacina está cada dia mais perto do nosso dia a dia", finalizou.

Inscreva-se em nossa NewsLetter