A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) recomendou, na terça-feira (31), que os alunos, professores e servidores usem máscaras de proteção dentro dos campi. A medida ocorre após o Comitê Especial de Acompanhamento (CEA) da instituição identificar aumento nos casos de Covid-19 em Uberaba e Iturama.
Segundo a universidade, o aumento dos casos já era esperado, pelo período do ano com o frio e o tempo seco, que além da Covid-19, também faz com que outras doenças respiratórias tenham aumento no caso.
“O CEA/UFTM recomenda a toda a comunidade seguir com a utilização de máscaras em todos os ambientes fechados da universidade, entre eles: salas de aula, biblioteca, laboratórios e espaços administrativos”, diz o comunicado.
A universidade também advertiu para que, em casos de sintomas gripais ou contato com alguém diagnosticado com a Covid-19, o brigadista sanitário da unidade, que podem ser as coordenações de curso ou departamento ou chefias imediatas, para orientar como fazer.
Máscaras nos campi
Mesmo com a recomendação, o uso de máscaras na universidade é facultativo, conforme regras publicadas no dia 5 de abril.
Desde 1º de abril, a UFTM está na etapa 5 do Plano de Retomada das Atividades Presenciais, o que permite 100% de circulação de pessoas nos campi.
Fonte: g1