Mais um passo foi dado rumo a implantação de uma unidade de telessaúde do Hospital Hélio Angotti em Frutal. Na segunda-feira (18/12), o superintendente geral do hospital Fernando Nunes Fernandes e o presidente da Câmara de Frutal, Juninho do Sindicato, assinaram um documento criando um grupo de trabalho que vai atuar nesse projeto.
O grupo ficará responsável pelo acompanhamento e evolução da implantação da unidade. Também irá garantir a transparência de todo o processo de captação e destinação de recursos, bem como atuará em todas as etapas até que a unidade esteja em pleno funcionamento.
Foram escolhidos sete membros do grupo executivo, sendo eles os vereadores de Frutal Alex Freitas, Gislene Maria, professora Irma Rezende Rocha, Jarbinhas Despachante, além do diretor da 97 FM, Romero Brito; Luciano Andreis (que estará no cargo de interlocução com o setor produtivo) e o coordenador de capacitação, Luciano Ferreira.
Foi formado ainda um “grupo de trabalho” composto pelo jornalista Samir Alouan, pelo advogado Caio Heitor Duarte; Marciel de Paula e representantes do Sindicato Rural de Frutal, da ACIF/CDL e da empresa Nova Era Leilões.
Um dos diretores do hospital, Fernando Nunes Fernandes, destaca a importância da unidade porque são muitos os frutalenses que percorrem grandes distâncias para ter um acompanhamento médico e que dependem do transporte público da Secretaria de Saúde. “Muitas pessoas ficam na estrada durante grande parte do dia. Todos têm a ganhar com essa unidade. A intenção é que as obras se iniciem em janeiro ou fevereiro e que a telessaúde esteja funcionando já no primeiro semestre de 2024”, informa.
O ex-deputado Narcio é outra pessoa que está trabalhando para esta conquista. Conforme ele enfatiza, a Câmara de vereadores e muitos deputados federais e estaduais estão manifestando apoio à causa. “O Hélio Angotti vai chegar em Frutal e é para ficar. É uma grande conquista e estou muito feliz por participar dessa luta em conjunto com pessoas que acreditam que Frutal merece mais”, enfatiza.
O vereador Alex Freitas afirma estar realizado com o pontapé inicial desse trabalho, mesmo que tenha percebido que houve desinteresse por parte do chefe do Executivo na concretização do projeto. “Junto com o ex-deputado Narcio, a gente abraçou essa unidade do Helio Angotti para Frutal. Agradeço a todos os que vão fazer parte dessa comissão. Estamos realizando um grande sonho porque vai facilitar muito as pessoas em tratamento contra o câncer. Já valeu o mandato esse legado que estamos deixando para o município”, declara.
Também a vereadora Gislene Maria declara estar grata pela instalação da teleoncologia em Frutal. “São muitos os pacientes que pegam o transporte todos os dias até Uberaba passando o dia todo naquela cidade. Então, precisamos dar um atendimento humanizado para essas pessoas e que elas não precisem mais se deslocar para tratamento fora do domicílio”, declarou.
O diretor da Rádio 97 FM, Romero Brito, agradeceu o convite para fazer parte da comissão que vai trabalhar na implantação da unidade em Frutal. “Futuramente, teremos quimioterapia e saúde mental. Também já fui acometido por um câncer, então, sei o quanto é importante esse apoio, principalmente na cidade de origem das pessoas. O tratamento debilita a pessoa e é cansativo ainda por ter que voltar de carro ou ônibus. Por isso, a unidade vai facilitar muito a estes pacientes”, conclui