Duas agências bancárias de Uberaba – uma na Avenida Deputado José Marcus Cherém e outra na Avenida Leopoldino de Oliveira – foram autuadas por demora no atendimento aos consumidores que aguardavam do lado de fora. A situação foi identificada na quarta-feira (28), pela Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), após denúncias.
As agências têm 10 dias para apresentar defesa, a partir da data de autuação. Após a apresentação da defesa, o processo segue para decisão administrativa, podendo ser aplicada multa contra a infratora. Segundo a Prefeitura, como as agências ainda têm prazo para apresentar defesa, o Procon não divulga os nomes antes desse prazo vencer. Após isso, as informações são divulgadas no Porta-Voz para conhecimento.
O chefe da Seção de Fiscalização e Acompanhamento de Preço, Humberto Raphael de Souza, explicou que o consumidor deve ser atendido no período previsto pela Lei Municipal 10.304/2007. Conforme a lei, o tempo na fila de espera não pode exceder 20 minutos em dias de expediente normal; 25 minutos às vésperas e depois de feriados, e 30 minutos nos dias de pagamento a servidores municipais, estaduais e federais, aposentados e pensionistas.
A senha eletrônica é como se dá o controle do tempo de espera, contado da entrada do consumidor na fila até o início do efetivo atendimento.
Caso isso aconteça ou o consumidor não receba a senha, deve acionar o Procon de Uberaba pelos telefones 151, (34) 3334-9100 ou por mensagem de texto no WhatsApp (34) 9 9869-9000.
Fonte: G1