Na tarde de terça-feira, dia 15 de junho, foi realizada das 14h às 17h, no plenário da Câmara Municipal, a Reunião Pública de Fiscalização do Contrato Emergencial para a gestão do Hospital Municipal Frei Gabriel, com transmissão pelos canais do Facebook e Youtube do Poder Legislativo.
Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira, as promotoras de Justiça da Comarca, Angélica Pollyana de Queiroz Medeiros, Daniela Campos de Abreu Serra, a secretária de Saúde Lamonise Ribeiro, vereadores, representantes do Conselho Municipal de Saúde, gestores e colaboradores do Instituto Social de Saúde São Lucas (ISSSL), administrador do Hospital Frei Gabriel.
Durante a reunião houve a apresentação geral por parte do Instituto sobre o trabalho desenvolvido no mês de maio e a apresentação ao público da nova coordenadora do Hospital Frei Gabriel, Natália Cristina Ribeiro.
O prefeito Bruno Augusto usou a Tribuna para destacar a importância da audiência pública numa demonstração de total transparência da atual administração. Logo após, a secretária Lamonise Ribeiro também usou a Tribuna para apresentar o Relatório de Análise da Comissão de Acompanhamento do contrato. Em seguida, a reunião foi aberta para perguntas dos vereadores em plenário e de moradores através das redes sociais.
De acordo com o prefeito Bruno Augusto, pela primeira vez, o município presta contas do serviço que tem sido realizado pelo HMFG à população em relação às mudanças e aos investimentos feitos para proporcionar uma gestão eficiente e transparente. “Nossa parte, como Executivo, estamos fazendo, junto com o Legislativo, o MP, estamos avançando. Hoje sei o que é necessário no hospital e tenho visto o empenho do Instituto em fazer o que não era realizado nos últimos anos, que é oferecer uma saúde de qualidade à nossa população”, destaca.
Para a secretária Lamonise Ribeiro, é muito importante o município acompanhar de perto a gestão do hospital, já que, segundo ela, houve um empenho por parte do prefeito Bruno Augusto, em parceria com o MP, para que houvesse uma administração à altura da população frutalense. Segundo ela, houve avanços importantes na nova gestão do hospital, com melhor acesso junto à instituição que até então não existia. “A humanização também melhorou bastante, estamos no caminho certo”, afirma.
A Curadora da Saúde Pública da Comarca, a promotora de Justiça, Angélica Pollyana Queiroz de Medeiros avaliou como positiva a audiência porque a seu ver foi a oportunidade da comunidade frutalense acompanhar de perto o que tem sido realizado por parte do Instituto. “Há ainda alguns pontos a serem apresentados pelo ISSSL, mas no geral o objetivo a que está se propondo essas audiências está sendo atingido”, observa.
A promotora de Justiça, Daniela Campos de Abreu Serra, também achou proveitosa a reunião, já que, segundo ela, tem sido possível com essa nova administração fazer um acompanhamento em tempo real. “Acho que ficou a desejar em relação à prestação de contas financeira, mas ficou definido que no dia 21 de julho, o Instituto deverá apresentar de maneira mais clara a questão dos gastos feitos”, ressalta.
O presidente da Câmara, Edivalder Fernandes, diz ficou satisfeito com a audiência, com a participação maciça dos vereadores, dos representantes da Prefeitura e do Instituto, em especial, com apoio que tem tido por parte do Ministério Público, que segundo ele, proporciona maior tranquilidade no andamento das decisões a serem tomadas em relação ao Instituto.
Durante a sua fala, a presidente do Conselho de Administração do Instituto, Litana Grasiela dos Santos Alves, apresentou 73 itens da gestão do hospital mostrando ao público presente e aos internautas o que foi feito no decorrer de maio por parte do ISSSL. “Falamos sobre as propostas desde o início da gestão, o atendimento humanizado, manutenções prediais realizadas, dados quantitativos relacionados às especialidades contratadas, melhorias implantadas, comissões instauradas para acompanhamento dos trabalhos, entre outros itens”, informa.
No dia 21 de julho ficou agendada no plenário da Câmara Municipal a segunda audiência de Prestação de contas do Instituto quando será feita a apresentação da segunda avaliação das metas contratuais por parte da Comissão de Acompanhamento do Contrato que foi nomeada por Decreto Municipal e é formada pela Secretaria de Saúde, vice-prefeito, representante da Procuradoria do Município, Departamento Financeiro da Prefeitura, Vigilância Sanitária, Câmara Municipal e membros do Conselho Municipal de Saúde.