Geral

Ex-secretário de Defesa Social de MG visita Frutal

Ex-secretário de Defesa Social de MG visita Frutal

Cidadão Honorário frutalense e um dos responsáveis pela implantação do sistema de vigilância “Olho Vivo” na cidade, Rômulo de Carvalho Ferraz, ex-secretário de Defesa Social de Minas Gerais, esteve em Frutal na terça-feira (19). Acompanhado de amigos frutalenses e autoridades ligadas à segurança pública, Ferraz teve um encontro com a prefeita Maria Cecília March Borges no gabinete dela, onde anunciou sua pré-candidatura a deputado federal pelo Partido Verde (PV).

Há 30 anos no Ministério Público, Rômulo passou por várias Promotorias. É procurador de Justiça desde 2001 e foi promotor eleitoral de Belo Horizonte. Na esfera do Executivo, ocupou os cargos de Secretário de Defesa Social (2012 a 2015) e, posteriormente, Secretário da Casa Civil do governo mineiro até 2016.

No início de abril de 2018, Rômulo Ferraz afastou-se do Ministério Público e colocou seu nome à disposição do PV, credenciando-se a concorrer a uma das vagas do partido para candidato a deputado federal por Minas Gerais. “Estamos naquela fase chamada ‘pré-campanha’, onde a gente tem feito contatos, respeitando a legislação eleitoral, e circulando pelo estado para ouvir as instituições, as pessoas, as comunidades para, eventualmente se isso for adiante, elaborar um projeto de candidatura”, comentou Ferraz.

Em entrevista após o encontro, o pré-candidato lembrou que, durante sua gestão na pasta de Defesa Social, ajudou na implantação do sistema “Olho Vivo” em Frutal. Foi durante sua passagem pelo cargo que as polícias Civil e Militar tiveram suas frotas de viaturas renovadas. Outro problema local minimizado em sua gestão, ele lembra, foi a defasagem no número de delegados, com a nomeação de cinco novos nomes para Frutal. Por essas e outras, recebeu o título de Cidadão Honorário de Frutal.

Ferraz conta que, quando anunciou seu desejo, os amigos o consideraram “doido” por entrar na política, devido à “crise que estamos e o descrédito da classe política”, lembra. Mas ele não se abateu nem se desmotivou. “Eu penso que esse processo de criminalização da classe política não nos levará a um bom caminho. E se a gente sempre falar assim: somos nós aqui contra eles lá no Parlamento, todas essas mudanças que todos pleiteiam, não virão”, explica. “É importante que todos aqueles que se sintam avalizados, capacitados e tenham coragem, que ingressem neste sistema, que foi a opção que eu fiz”.

Todos estes anos no Ministério Público e nos cargos pelos quais passou deram a Ferraz o preparo que ele acredita ser necessário para ingressar na carreira política. “Estou colocando meu nome á disposição com base na experiência que nós temos na área do Direto, muito na área de Segurança Pública, nas políticas sobre drogas, Sistema Prisional, entre outras. Estou colocando meu nome à disposição porque penso que se todos agirem da mesma forma, com certeza nós teremos a melhoria do Parlamento, que é tão almejada pelo povo brasileiro”, afirma.

A elevação da Companhia Independente da Polícia Militar para Batalhão, uma das atuais demandas de Frutal na área de Segurança Pública, é uma das batalhas que Rômulo Ferraz pretende defender, caso eleito. Porém, ele ressalva, essa elevação depende, antes, de uma melhor estruturação da PM. “Ela demanda uma preparação estrutural primeiro. Da Polícia Militar ter disponibilidade de contingente, coisa que, neste momento específico, a PM não tem essa possibilidade, porque não há recrutas a serem incluídos na academia”, explica.

“Mas, no momento próprio e adequado, nós podemos fazer um trabalho de articulação e planejamento junto ao Executivo e o comando da PM, para que haja a implementação desse Batalhão, que atenderia, não só Frutal, que é uma comunidade estratégica importante pela localização geográfica, como toda a região, que sofre uma pressão muito grande da criminalidade, sobretudo na área do tráfico de drogas, do roubo de cargas e do crime organizado.”, salientou.

Renato Furtado avaliza

Um dos presentes à reunião no gabinete da prefeita Ciça, o advogado frutalense Renato de Oliveira Furtado é um dos defensores da candidatura de Rômulo Ferraz. Para ele, Frutal deve esse apoio ao ex-procurador. “Nós somos devedores perante a pessoa do Rômulo pelo que ele já fez por Frutal e de forma espontânea, por amizade, e está disposto a continuar fazendo”, acredita.

O advogado ressalta que Rômulo está abrindo mão de sua carreira de mais de 30 anos para contribuir para a melhoria do Congresso. “Ele está deixando essa carreira para ver se o Congresso muda. Se temos um Congresso diferente, com a cara melhor, com a cara mais limpa, mais ética e com menos corrupção”, diz Renato Furtado. “Minha aposta no Rômulo se deve a dois fatores: alguém que não é corrupto, que é ético, e por outro lado, alguém que já fez muito por Frutal”.

O advogado Renato Furtado citou e defendeu a continuidade do mandato de Caio Narcio, mas disse crer que Frutal tem condições apoiar outros nomes. “Frutal já tem um excelente deputado, que é o Caio Narcio, se ele continuar deputado. E Deus ajude que ele continue e que ele saia candidato”, disse. “Mas Frutal também cabe mais um [deputado]. Quanto mais gente tiver lá no Congresso a defender Frutal, melhor pra todos nós”, ressaltou.

O apoio de Renato Furtado a Rômulo é, também, pelo seu conhecimento de causa na área de segurança. “Ele sabe do que ele está falando. Diferente de muitos deputados que estão lá no Congresso que nunca mexeu com segurança e fica dando opiniões equivocadas, o Rômulo é da área que lida com segurança desde que começou os seus trabalhos. Vai saber fazer leis inteligentes para que as coisas no Brasil corram melhores do que hoje correm”, acredita o advogado frutalense. “Disso eu tenho absoluta certeza e coloco meu nome como avaliador e avalizador (sic) do doutor Rômulo Ferraz aqui na região”.

Inscreva-se em nossa NewsLetter