Expozebu em Uberaba é adiada pela ABCZ por causa da pandemia do coronavírus

Por causa da pandemia do coronavírus, a 86ª edição da Expozebu em Uberaba foi adiada. O evento estava marcado para ocorrer de 25 de abril a 3 de maio.

A decisão da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) foi comunicada pelo presidente da entidade, Rivaldo Machado Borges Júnior, ao prefeito Paulo Piau (MDB) durante reunião na manhã desta terça-feira (17).

Em nota enviada à imprensa, a ABCZ informou que as novas datas da feira serão divulgadas "tão logo estabelecido o cenário futuro".

A decisão pelo adiamento foi tomada considerando os decretos publicados pelo Governo de Minas Gerais e do Governo Municipal de Uberaba e segue as orientações do Ministério da Saúde.

A entidade também disse que lamenta profundamente o fato, mas entende que a decisão evidencia a responsabilidade que sempre pautou a trajetória centenária da ABCZ, atuando em consonância com o governo e seguindo rigorosamente as determinações.

Expozebu 2020

A Expozebu estava marcada para entre 25 de abril e 3 de maio no Parque Fernando Costa. A expectativa da ABCZ era atrair mais de 320 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 250 milhões – 10% a mais que na edição de 2019.

 Além dos shows de Marília Mendonça, DJ Samhara, Zé Neto & Cristiano, DJ Eme, Maiara & Maraísa, Yasmin Santos, Enzo Rabelo e Patati & Patatá, na programação estavam previstos expositores comerciais, Museu do Zebu, julgamentos, concurso leiteiro, festival de churrasco, ABCZ Mulher, ABCZ Jovem, Equishow, palestras e novidades do setor no evento "Dias de Campo", feira de gastronomia e alimentos de Minas e Mérito ABCZ.

Casos de coronavírus em Uberaba

Por volta de 12h de segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou que Uberaba tem dez casos suspeitos de coronavírus em investigação. A cidade não tem nenhum caso confirmado.

Dos dez casos suspeitos, oito são mulheres. Todos os pacientes tiveram material colhido para exames, foram orientados a ficar em isolamento domiciliar e são monitorados pela SMS.

A orientação da SMS é que, quem apresentar sintomas de gripe forte, especialmente se tiver viajado ou mantido contato com alguém que viajou recentemente para países com casos da doença, deve procurar as unidades de saúde para avaliação médica criteriosa.

Fonte: G1/ Triãngulo Mineiro