Moradores de cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Centro-Oeste de Minas, que são clientes da empresa Algar Telecom, estão com instabilidade nos serviços de telecomunicações desde a noite de segunda-feira (22).
Em nota, a empresa confirmou que estão afetadas as cidades de Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas, Pará de Minas e Divinópolis. O motivo é um problema em um equipamento de rede (veja nota abaixo). A Algar informou ainda que o serviço começou ser normalizado no fim da manhã.
Em Uberaba, por exemplo, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disponibilizaram telefones alternativos para atendimento.
Para acionar o Corpo de Bombeiros, estão disponíveis os números (34) 3317-8400 e 3317-8450.
"A gente tenta dar formas alternativas de contato, mas acaba que uma ou outra pessoa pode não ter conseguido nos acionar. É difícil medir o impacto, mas certamente causa transtorno, porque as pessoas têm em mente os números de emergência e quando eles estão indisponíveis, isso gera 'tumulto'", avaliou o tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM) em Uberaba.
No caso do Samu, o número 192 está funcionando para ligações de telefone fixo. Mesmo assim, está disponível o Whatsapp (34) 99914-5969 para chamadas de urgência e emergência, bem como mensagens de áudio ou textos. Ao enviar a mensagem, a pessoa deve informar o nome completo, endereço e os motivos da solicitação.
Segundo a coordenadora do Samu de Uberaba, Ana Paula Jardim, o serviço recebe, em média, 275 ligações por dia. Nesta terça-feira (23), entre 1h30 e 10h11, foram 66 ligações e, até o momento, não houve relatos de não atendimento. Ainda segundo Ana Paula, o Samu está recebendo ligações de telefones fixos e celulares continuam oscilando.
Prejuízos e reclamações
Nas redes sociais, vários clientes reclamaram que a internet por fibra ótica não está funcionando e que o site da Algar Telecom está fora do ar.
Clientes da Algar Telecom em Uberlândia fizeram várias reclamações em rede social sobre a instabilidade da rede — Foto: Reprodução/Facebook
Clebe da Silva é gerente de uma loja de artigos para festa que fica no Centro de Uberlândia. Segundo ele, a instabilidade na rede de telefonia e internet acabou afetando as vendas na manhã desta terça-feira, que são bastante feitas por telefone fixo e Whatsapp.
"De certa forma, acabamos ficando prejudicados, porque no atendimento telefônico a gente não consegue conversar direito com o cliente e a gente acaba perdendo o atendimento. A orientação dada para os funcionários foi de que, quando o cliente ligar, explicar a situação e pedir compreensão; se a ligação cair, a gente avisa que vai retornar. Esperamos que esse problema seja resolvido o mais rápido possível”, comentou.
Clientes da Algar Telecom em Uberaba fizeram várias reclamações em rede social sobre a instabilidade da rede — Foto: Reprodução/Facebook
Orientação do Procon
O presidente da Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberaba, Marcelo Venturoso, disse ao G1 que o órgão ainda faz o levantamento das reclamações em relação à instabilidade da rede de telefonia e internet na cidade.
Segundo ele, até por volta de 9h15 desta terça, o sistema de telefonia do Procon também estava instável, o que não permitiu receber chamadas para tirar as dúvidas dos consumidores. Por isso, o número de reclamações pode ser maior que o previsto.
Venturoso ainda ressaltou que o Procon de Uberaba vai monitorar se, nas faturas dos clientes, a Algar Telecom vai dar desconto proporcional ao período de instabilidade do serviço.
"Como foi um problema técnico que atingiu todos os usuários, a gente tem orientado no sentido de que, nesse período que ficou sem serviço, vai ter que haver um desconto proporcional. Agora, caso haja algum dano oriundo dessa não prestação dos serviço, isso terá que ser avaliado caso a a caso e a orientação para esse consumidores que sofreram algum dano é que procurem o judiciário para ter a reparação. Vamos avaliar a extensão dos danos para saber se se atingiu algum âmbito em que o Procon possa atuar", acrescentou Venturoso.
O G1 também entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Uberlândia, que informou, por telefone, que a Superintendência de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon) não recebeu, até 11h30, reclamações de clientes da cidade quanto à instabilidade da rede de telefonia e internet.
Instabilidade
Em nota enviada às 9h26, a Algar Telecom informou que problemas em um equipamento de rede causaram uma instabilidade nos serviços de telecomunicações e que, naquele momento, parte dos serviços de voz fixa nas cidades das regiões de Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas, Pará de Minas e Divinópolis continua indisponível. Acrescentou que as equipes da Algar Telecom, bem como os técnicos, nacionais e internacionais foram envolvidos e trabalham intensamente para o completo restabelecimento dos serviços".
Às 11h39, a empresa enviou uma atualização da situação à imprensa, informando que os serviços de voz fixa já estavam normalizados na maior parte das cidades afetadas. "As equipes da Algar Telecom, bem como os técnicos, nacionais e internacionais continuam trabalhando para restabelecimento completo e monitoramento dos serviços".
Fonte: G1 - Triângulo Mineiro