4ª Feira Regional de Agronegócios do Abacaxi
Nos dias 29, 30 e 31 de julho foi realizada a 4ª edição da Feira Regional de Agronegócios do Abacaxi, no distrito de Aparecida de Minas. O evento é resultado da mobilização do Grupo de Produtores de Abacaxi de Aparecida de Minas, que proporcionou uma grande variedade de atrações ao povo de Frutal e região. Entre elas, comidas típicas na Praça de Alimentação, pratos com o abacaxi como matéria-prima, palestras, estandes de empresas envolvidas com o agronegócio e shows com duplas regionais.
Com o apoio de empresas e entidades de grande reconhecimento, a exemplo do Sebrae, Sicoob Frutal, Emater, UEMG Frutal e Senar, a Feira do Abacaxi deste ano contou com a melhor estrutura desde a primeira edição. Marcius Mendes, analista de negócios do Sebrae, falou da importância da realização de um evento como este. “O Sebrae tem a honra de participar de participar novamente do evento. O município de Frutal, com destaque para o distrito de Aparecida de Minas, representa 80% da produção de abacaxi do estado de Minas Gerais. Então a feira vem para estimular a economia e a empregabilidade em torno da produção do abacaxi.”
* * *
No primeiro dia foi realizada a abertura oficial, em uma solenidade que envolveu organizadores, autoridades, especialistas e produtores de abacaxi. Um curso de Culinária do Abacaxi foi ministrado no Salão Paroquial para instruir a comunidade a aproveitar todas as propriedades, nutrientes e oportunidades que o fruto-símbolo traz, além de inseri-lo e valorizá-lo ainda mais na realidade local.
No auditório montado na Praça da Matriz, o Prof. Dr. Olegário de Souza ministrou a palestra “Irrigação do Abacaxi”, para falar sobre o manejo da irrigação, sobre o futuro do abacaxi e o melhoramento genético na criação de novos cultiváveis que se adaptem ao déficit hídrico. “Esse tipo de evento é muito importante para o município que detém a maior produção de abacaxi de Minas Gerais, porque traz para o produtor local novas tecnologias e visões de mercado e sustentabilidade”, completou o professor.
O segundo dia de feira teve início com o Dia de Campo na propriedade de um dos abacaxicultores. “Defensivos agrícolas e sua aplicação” foi o tema da palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo José Roberto Silva, coordenador técnico regional da Emater em Uberlândia. Além da explanação feita por José Roberto, os presentes puderam presenciar o uso de maquinários e veículos agrícolas no manejo do abacaxi.
No período da tarde, o Prof. Dr. Aloísio Sampaio, docente da UNESP de Bauru, levou o tema “Perspectiva de Mercado para o Abacaxi” para o auditório. “Vim para falar da demanda, da sazonalidade e da oferta durante o ano, com as variações de preços e os canais para a escoação do abacaxi. Fiquei feliz em saber também da organização e encaminhamento da cooperativa de produção, que será de extrema importância para que o abacaxi daqui entre de vez no cenário nacional e quiçá internacional”.
No dia 31, domingo, foram realizadas gincanas e ações para a interação do público e também para a exposição e valorização do abacaxi.
Em todos os dias da 4ª Feira Regional de agronegócios do Abacaxi foram realizadas prospecções de negócios e, ao final de cada dia, shows para o lazer e diversão de quem participou das atividades e pôde partilhar do que foi proporcionado pelos organizadores e colaboradores do evento.
Resultados
Participaram da feira 13 expositores. A expectativa de negócios girou em torno de R$ 2,07 milhões e as vendas consolidadas totalizaram R$ 538,3 mil. Segundo Joana Rafaela, analista técnica do Sebrae em Frutal, estes números representam o crescimento da feira e, além de tudo, o fortalecimento e desenvolvimento da abacaxicultura no município.
O evento contou com a participação de produtores da região como um todo. Algumas cidades mais distantes também prestigiaram o evento, como Ouroeste (SP), Jaborandi (SP), Pontal (SP), Itaberaba (BA), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Monte Alegre de Minas (MG) e Uberaba (MG). Cerca de 200 produtores de abacaxi visitaram e participaram da feira.
O Grupo de Produtores de Abacaxi de Aparecida de Minas recebeu a visita de duas empresas com boas possibilidades de negociações futuras. Uma delas é a Ebba, indústria que produz os sucos Maguary e Dafruta, e também a Cooperfam.
“A pesquisa de satisfação realizada durante a feira detectou uma avaliação positiva sobre o evento como um todo”, afirma Joana. “O grande diferencial desta edição foi o grupo de produtores ter assumido a realização da feira, com o apoio de diversos parceiros.”
Na parte festiva do evento, os três dias de Festa do Abacaxi superaram as expectativas de público. Cerca de 7 mil pessoas compareceram e desfrutaram de shows, muita animação, comidas típicas e degustação de abacaxi.
Luciano de Castro, um dos membros do grupo de produtores, se mostrou orgulhoso e empolgado com a estrutura e os resultados da feira. “Tivemos uma abertura muito bonita, os expositores confiaram no nosso trabalho e compareceram. A nosso pedido, eles trabalharam com preços e condições especiais para essa edição da feira e temos notícias de que ocorreram muitas negociações. O sucesso foi maior que o esperado, o que nos deixa muito satisfeitos por todo nosso esforço e pelo êxito da 4ª edição da Feira do Abacaxi”.
Para a próxima edição, os produtores estão otimistas no crescimento progressivo da feira. Joana ressalta o apoio do Sebrae ao Grupo de Produtores na organização e enfatiza a importância da representatividade que a abacaxicultura possui no município, ainda mais o distrito que é responsável por 80% da produção frutalense e concentra a maioria dos produtores.
“A feira é uma maneira de reconhecer e fortalecer os produtores de abacaxi, que a cada dia estão em busca de conhecimentos, técnicas e tecnologias para melhorar a atividade. Nesta edição, todas as expectativas foram superadas. Os produtores tiveram todo o mérito na organização e realização do evento”, comemora a analista.
“O Sebrae tem acompanhado a organização do grupo com o programa Cultura da Cooperação, juntamente ao Sicoob Frutal, Emater e outras entidades que apoiam a criação de uma entidade representativa., seja ela cooperativa ou associação, desde que vise fortalecer a união do setor e o trabalho em conjunto dos produtores. Sendo assim, o Sebrae estará sempre fomentando e promovendo a competitividade do agronegócio na região”, completa.
Agradecimentos
Expositores:
MotoAgro, Venture, Grupo Arakaki Massey Ferguson, Coopercitrus, Coterra, Terra Viva, Camda, Binova, Embrafós, Magnojet, Espaço Agrícola, Regional Agro, Sicoob Frutal, Tracan Case e Maqnelson John Deere
Realização:
Grupo de Produtores de Abacaxi de Aparecida de Minas e Sindicato Rural de Frutal
Patrocínio:
Codemig e Governo do Estado de Minas Gerais
Apoio:
Sebrae, Sicoob Frutal, Emater, UEMG, Epamig, CMDRS, Senar, 97 FM e Usina Cerradão