Geral

Gaeco deflagra operações para combater facção paulista que atua no Triângulo Mineiro

Gaeco deflagra operações para combater facção paulista que atua no Triângulo Mineiro

Foram deflagradas na manhã deste sábado (21) pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) as operações 'Kavod' e 'Disciplina da Lei', em Uberlândia. O objetivo das ações é desestruturar a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que tem atuado no Triângulo Mineiro.

O nome da primeira operação significa 'Armadura de Deus', enquanto que a denominação da segunda é uma referência ao termo utilizado pela organização criminosa. Ao todo, foram expedidos 42 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão. Até o momento, 22 pessoas foram presas.

De acordo com o Gaeco, a facção estabeleceu ramificação armada no Triângulo Mineiro, com sede em Uberlândia. A investigação foi iniciada após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão apreender o celular de um dos integrantes do grupo, que apontou a intenção de realizar ataques contra agentes de segurança pública.

Os integrantes da facção receberam ordens para atacar policiais utilizando métodos violentos, principalmente, com a utilização de armas de fogo. Os ataques teriam sido encomendados pelo alto escalão da facção.

O primeiro ataque ocorreu contra uma policial penal no dia 30 de julho de 2020, no Bairro Saraiva. A vítima teria sido escolhida aleatoriamente.

Outro policial penal também foi atacado no dia 9 de novembro, no Bairro Gran Ville. Ambos foram vítimas de armas de fogo.

Ainda conforme o Gaeco, a facção se organizava por meio de grupos no Whatsapp. A hierarquia de comando era estruturada a partir das peças de um tabuleiro de xadrez.

A organização criminosa também se organiza por meio de estatuto, que prevê, inclusive, a execução de familiares e membros desertores.

Fonte: G1 - Triângulo Mineiro 

Inscreva-se em nossa NewsLetter