Geral

GOVERNO DE MINAS APLICA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CORREÇÃO DE REDAÇÕES E FORTALECE PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA PARA O ENEM

GOVERNO DE MINAS APLICA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CORREÇÃO DE REDAÇÕES E FORTALECE PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA PARA O ENEM

A Inteligência Artificial (IA) não está mudando apenas o nosso cotidiano, como também está revolucionando a educação, proporcionando novas oportunidades para melhorar a aprendizagem, personalizar o ensino e otimizar a gestão escolar.

Em um esforço para melhorar o desempenho dos estudantes da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), adotou neste ano a plataforma Enem-MG, desenvolvida pela editora Estudo Play.

O objetivo do Governo de Minas é elevar o desempenho dos estudantes no exame, promovendo eficiência, equidade e competitividade

Um dos recursos mais inovadores e amplamente utilizado pelos estudantes é a correção automatizada de redações manuscritas. Ao simplesmente fotografar suas redações e enviá-las pelo aplicativo, a IA avalia os textos e fornece relatórios detalhados de desempenho por competência. Além disso, apresenta sugestões de melhoria em aspectos gramaticais, coesão, coerência e ampliação de repertório.

Repercussão

O professor do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Alisson Brito, um dos desenvolvedores da ferramenta, destaca o impacto positivo da tecnologia no processo educacional.

"A ferramenta não substitui o professor, mas é um suporte para que ele possa oferecer um atendimento personalizado para cada turma", destaca.

O professor explica que um dos grandes diferenciais da ferramenta é a correção de redações manuscritas, permitindo aos estudantes utilizar apenas papel e caneta para desenvolver redações sobre qualquer tema.

"Com base no feedback, o professor pode traçar uma trilha de aprendizagem para auxiliar os estudantes na melhoria de suas habilidades de escrita", completa.

Como acessar

Adquirida pelo Governo de Minas em março deste ano, a plataforma já está disponível para mais de 275 mil usuários da rede estadual, incluindo estudantes do 3º ano do ensino médio, 3º período da Educação para Jovens e Adultos (EJA), professores e gestores.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos dos dispositivos móveis, com o nome de Enem-MG.

Em maio, em termos de login, a plataforma registrou um total de quase 200 mil acessos, enquanto em junho esse número subiu para 225 mil, indicando um aumento de cerca de 13%.

Fonte: Agência Minas

Inscreva-se em nossa NewsLetter