No dia 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a Aids e durante todo o mês de dezembro acontece a campanha ‘Dezembro Vermelho’ uma campanha de alerta contra a doença. Com o tema “A Vida Continua “ , o Hospital Frei Gabriel e o Instituto Brasileiros de Políticas Públicas –IBRAPP realizaram no dia (07), no ambulatório uma palestra de conscientização, prevenção a contaminação ao vírus da Aids e distribuição de Kits da campanha.
De acordo UNAIDS (Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids) o HIV é um vírus que se espalha através de fluídos corporais e afeta células específicas do sistema imunológico, conhecidas como células CD4, ou células T. Sem o tratamento antirretroviral, o HIV afeta e destrói essas células específicas do sistema imunológico e torna o organismo incapaz de lutar contra infecções e doenças. Quando isso acontece, a infecção por HIV leva à AIDS. O HIV possui uma progressão bem documentada. Se não tratado, o HIV é quase universalmente fatal porque ele eventualmente destrói o sistema imunológico – resultando na síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). O tratamento para o HIV ajuda em todos os estágios da doença, e pode desacelerar ou prevenir a progressão de um estágio para o outro.
A palestra foi ministrada pela Médica Infectologista Dra. Tatiana Campos Mendonça que orientou aos pacientes presentes todos os meios de transmissão da doença, os sintomas e os tratamentos realizado após o risco de contaminação e o diagnostico da Aids. Orientando também sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (Clamídia, Gonorréia, Sífilis, Herpes genital, VIH / SIDA, Tricomoníase. Vírus do Papiloma Humano (HPV)) e importância da utilização de preservativos durante as relações sexuais na prevenção destas doenças e demonstrando o trabalho que é realizado no CTA ( Centro de Testagem Anonima) do município para fazer o exame de prevenção. Encerrando a palestra com a explicação as dúvidas dos pacientes.