Visando garantir ainda mais a segurança do próprio usuário, pacientes e colaboradores, o Hospital Frei Gabriel passou a exigir há cerca de 10 dias o uso de crachás para quem for fazer visita nos setores de internação adulto e infantil. Na prática, segundo explica o presidente da instituição, Marcelo Côrtes Machado, a pessoa ao chegar à portaria irá deixar um documento pessoal e em seguida irá retirar o crachá que possui identificação através de letras e com os dizeres visitante e acompanhante.
De acordo com Marcelo Côrtes, a medida foi tomada não só visando a segurança, mas também para evitar que pessoas aproveitando do horário de visita que acontece entre às 16h às 17h30, fiquem circulando de maneira desnecessária dentro da instituição. Além disso, a medida, também irá contribuir para evitar o acúmulo de pessoas nos leitos como ocorria antigamente. “Nossa intenção no futuro é implantar o uso de crachá também nos setores de observação e no Centro de Diagnóstico onde são realizados vários tipos de exames”, adianta.
Segundo ainda explica Marcelo Côrtes, a identificação visitante é direcionada para qualquer pessoa desde que não seja menor de idade, acima de 65 anos ou que seja portador de alguma deficiência física ou mental. Neste caso, o usuário irá usar o crachá com o dizer acompanhante. O presidente diz que está satisfeito com a resposta por parte da população que desde o início tem aceitado de forma positiva a mudança. “Eles entendem que é para o seu próprio bem e sua segurança”, observa.
Conforme lembra Marcelo Côrtes, para garantir que a nova medida seja realmente cumprida, o trabalho de fiscalização do uso dos crachás é feito por um colaborador que diariamente visita os leitos para verificar in loco se a identificação está sendo devidamente usada. “Tudo tem sido feito com muita responsabilidade e respeito aos nossos usuários e pacientes”, conclui.
(Assessoria de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)