Frutal ganhou nesta semana um importante instrumento de luta contra a violência. Foi inaugurado na quinta-feira, 08 de dezembro, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, responsável pela orientação e acolhimento às mulheres vítimas de abusos físicos e psicológicos.
As usuárias do serviço terão atendimento jurídico, psicológico sempre baseado na proteção às situações de risco.
A instalação da unidade é fruto da parceria entre os governos municipal, estadual e federal. Em Frutal, as atividades estarão vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência Social. A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário da região.
“Entre os nossos objetivos está o de promover o amparo social, jurídico e psicológico para diminuir o índice de feminicídios através do empoderamento da mulher; diagnosticando o contexto onde o episódio de violência se insere e tentando eliminá-lo”, destacou o prefeito Bruno Augusto.
Segundo a secretária de assistência social, Nayara Silva, o CRAM realizará um trabalho integrado com toda a rede de proteção social do município. “Polícia Militar e Civil, CREAS, CRAS, Judiciário e organizações da sociedade civil são parte dos órgãos que continuarão colaborando com esse trabalho em defesa das mulheres”, destacou a secretária.
Além do corpo administrativo, assistente social, psicólogos, advogados atuarão no CRAM.