Na sessão ordinária da Câmara, no dia 11, o vereador Jarbinhas Despachante apresentou uma indicação ao prefeito e Secretaria Municipal da Educação para que faça cumprir a lei 6.176, que dispõe sobre a proibição do uso de telefone celular e aparelhos eletroeletrônicos nas escolas de primeiro e segundo graus do município. A lei foi criada em 2014 visando resolver um problema que vem aumentando em todo o Brasil que é o uso de celulares em sala de aula.
Ele explica que o avanço da tecnologia que permite o acesso a redes sociais, aplicativos e uma infinidade de recursos o que atrai cada vez mais a atenção dos alunos em sala de aula tirando o foco do aprendizado podendo atrapalhar a atenção de toda a turma e concentração dos educadores.
“Para evitar a desatenção dos alunos e não prejudicar aqueles que são incomodados com os toques ou conversação, foi editada esta lei, na tentativa de melhorar a situação nas salas de aula no Município. Desta forma, os alunos podem se concentrar na aprendizagem e usufruir plenamente da convivência da vida coletiva; afastando o risco do uso excessivo, e assegurando a utilização racional de celulares e demais dispositivos digitais”, esclarece.