Recuperandos do regime fechado da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal têm tido a oportunidade de mostrar o seu talento e ao mesmo tempo trabalhar a interiorização e a reflexão por meio dos artesanatos que produzem diariamente na sala de oficinas de laborterapia que funciona na instituição. Já os recuperandos do regime semiaberto mostram a habilidade que possuem no cuidado e no cultivo de hortaliças, legumes e verduras.
A diretora da APAC Frutal, Paula Queiroz Vieira, explica que a finalidade da laborterapia é fazer com que o recuperando, ao confeccionar o artesanato, reflita sobre a sua vida, o porquê de estar ali, o que o motivou a cometer um crime e suas consequências, mas principalmente, quais são seus projetos para o futuro. “É um momento reflexivo importante para a sua recuperação”, ressalta.
Por meio do artesanato, os recuperandos produzem porta-jóias, porta-retrato, porta-carregador de celular, tapetes em barbante, chaveirinhos em formato de crucifico, cachorrinho entre outros animais. Além disso, como forma de contribuir na manutenção da APAC são produzidos artesanatos alusivos às datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, festa junina e Natal.
De acordo com Paula, outra importante atividade laboral para os recuperandos tem sido o cultivo da horta na instituição. Afinal, o trabalho como sendo o terceiro elemento da metodologia apaqueana ajuda aqueles que pretendem aprender uma profissão ou uma atividade. E o que é melhor, no futuro esse aprendizado poderá contribuir para a inserção do recuperando no mercado de trabalho e na sua reintegração social.
Os recuperandos cultivam hortaliças, verduras e legumes que são colhidos diariamente como alface, cheiro verde (salsinha e cebolinha), rúcula, hortelã, couve, pimenta, pepino, abobrinha, quiabo, jiló e beterraba. Tudo é produzido sem nenhum tipo de agrotóxico e vendido por um preço abaixo do mercado. Esses produtos e os artesanatos podem ser adquiridos nas barracas da APAC, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas praças da Abadia (em frente à Tapeçaria 2 Irmãos) e da Matriz (em frente ao Banco Bradesco).
(Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal)