O aumento constante dos casos de Covid-19 após as festas de fim de ano tem voltado a exigir muita dedicação por parte dos profissionais da área da saúde. No entanto, o próprio sistema de saúde tem sofrido com infecções entre trabalhadores da categoria. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1,41% dos trabalhadores da saúde em Uberaba estão infectados com o novo coronavírus e o sistema particular é o mais afetado com a nova onda de infecções.
Segundo a assessoria de comunicação da pasta, até esta terça-feira (18) 77 profissionais da rede pública em Uberaba haviam sido infectados pela doença. Enquanto na rede particular o número mais que dobra: eram 240 trabalhadores infectados até a sexta-feira (14), sendo 1,06% do total de profissionais.
Ainda, a quantidade de profissionais da saúde infectados pertence a 4,04% do total de casos ativos em Uberaba, que atualmente se encontra em 7.839 casos. Destes, 3,06% são referentes aos profissionais da rede particular, enquanto 0,97% são da rede pública.
Com o cenário atual, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) optou por realizar um chamamento público para profissionais da área da saúde interessados em atuar voluntariamente na unidade hospitalar, exercendo atividades assistenciais, em caráter temporário. A medida visa a reforçar a força de trabalho disponível para prestar atendimento à população e decorre dos impactos provocados pelo absenteísmo de profissionais no atual estágio da pandemia.
Fonte: JM ONLINE - UBERABA/MG