MAIS DE 500 PESSOAS PODEM TER TOMADO VACINA VENCIDA EM MG; FRUTAL CONSTA NA LISTA

MAIS DE 500 PESSOAS PODEM TER TOMADO VACINA VENCIDA EM MG; FRUTAL CONSTA NA LISTA
Dados do Ministério da Saúde indicam que até 539 pessoas podem ter recebido doses da vacina contra a Covid-19 com prazos de validade vencidos. A situação atinge 54 municípios de Minas Gerais, mas Uberaba não está na lista. Na região do Triângulo Mineiro, o uso de imunizantes com validade expirada foi registrado apenas em Araxá e Frutal.
 
De acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (27) pelo jornal O Tempo, Araxá teria um registro de aplicação de vacinas com prazo de validade de vencido. Já em Frutal seriam duas ocorrências.
 
O problema se resume a duas remessas do imunizante Covishield (AstraZeneca/Fiocruz), mais especificamente os lotes 4120z001 e 4120z005, importados da Índia para o Brasil já com os fármacos envasados. As validades eram de seis meses a partir da fabricação, em outubro do ano passado, e expiraram nos dias 29 de março e 14 de abril, respectivamente.
 
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação formal das prefeituras informando a possível utilização de vacinas fora do prazo de validade.
 
“A SES-MG esclarece que a administração de vacina fora do prazo de validade é considerada inválida e orienta os municípios que registrem a ocorrência e administrem outra dose de vacina”, diz o comunicado.
 
Ainda de acordo com a secretaria, pessoas que tiverem recebido doses vencidas deverão tomar uma nova injeção para obter a imunização correta. O cidadão pode verificar o fabricante, o número do lote e a data da aplicação no cartão de vacinação e, caso suspeite ter sido vítima do erro, deverá procurar o serviço de saúde.
 
Fonte: JM Online