Geral

MEXICANOS VISITAM APACS DE FRUTAL COMO REFERÊNCIA PARA ADOTAREM A METODOLOGIA

MEXICANOS VISITAM APACS DE FRUTAL COMO REFERÊNCIA PARA ADOTAREM A METODOLOGIA

Na manhã de segunda-feira (21), a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, APACs, de Frutal, receberam uma delegação do México para realizar a primeira visita na instituição, conhecer o espaço físico e a metodologia. Inicialmente eles conheceram a APAC masculina, posteriormente irão visitar também a Feminina e vão passar toda a semana na Juvenil.

Acompanhados pelo Juiz da Vara da Infância de Frutal, Talles Cazonato Correia; da gestora das APACs, Paula Queiroz; do presidente das APACs, Pastor Natanael Silveira; integrantes da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, FBAC, e também representantes da Associação Voluntários para o Serviço Internacional, AVSI, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Centro de Reintegração Social-CRS.

"É com muito orgulho que a gente recebe essa visita. Isso só reforça e mostra que estamos no caminho certo. A APAC Juvenil de Frutal é a primeira do mundo e está dando bons frutos. Isso repercute não só nacionalmente como internacionalmente. Estamos fazendo essa troca de experiência com eles que ainda irão implantar uma APAC lá e vierem para levar o nosso conhecimento", destaca o Juiz Talles.

A comitiva foi formada por Laura Cano, presidente da APAC e da Confraternidad Carceraria do México; Maria Eugenia, administradora general de Confraternidad e vice presidente de APAC; Mónica Salgado, diretora de comunicação da Confraternidade e secretaria Ejecutiva de APAC; Rossana Stanchi, representante da AVSI México; Juliana Leal, coordenadora regional de Direitos Humanos da AVSI Brasil e Denio Marx, relações internacionais da FBAC.

Denio fez questão de salientar que essa está sendo a primeira visita da delegação do México em uma APAC e que essa programação faz parte de um projeto que começou em janeiro entre uma parceira da AVSI do México, União Europeia no México, AVSI Brasil e FBAC, para a primeira experiência de APAC Juvenil fora do Brasil, que será no México e está começando agora. “Essa visita é o primeiro contato que as representantes do México estão tendo com a APAC, elas ainda não conhecem de perto uma APAC. Já conhecia um pouco do trabalho e já ouviu falar, mas essa primeira visita aconteceu para conhecer o trabalho das APACs aqui no Brasil”, ressalta.

Em seguida a FBAC e a AVSI Brasil fará, no próximo mês, uma visita na APAC do México para conhecer o espaço. “Nesse período está sendo feito o trabalho de adaptação legislativa, conhecimento e estudos para a adaptação do método APAC que será aplicado no México”, destaca Denio.

Inscreva-se em nossa NewsLetter