Geral

'MICROEXPLOSÃO’: TEMPORAL DEIXA PESSOAS ILHADAS, COMPROMETE O FORNECIMENTO DE ENERGIA E ARRANCA PARTE DO ASFALTO DE ITUIUTABA

'MICROEXPLOSÃO’: TEMPORAL DEIXA PESSOAS ILHADAS, COMPROMETE O FORNECIMENTO DE ENERGIA E ARRANCA PARTE DO ASFALTO DE ITUIUTABA

O ano começou com estragos em Ituiutaba provocados pela chuva registrada na noite de quarta-feira (1°).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, os ventos ficaram entre 60 km/h e 100 km/h, provocando um fenômeno chamado "microburst" ou "microexplosão", que acontece quando chuvas intensas são acompanhadas por ventos acima de 60 km/h.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o temporal durou poucos minutos, mas foi suficiente para arrancar parte do asfalto da cidade, deixar pessoas ilhadas, provocar queda de árvores e rompimento de fios de energia.

A BR-365 também precisou ser interditada pela quantidade de água na pista. Segundo a Eco-050, concessionária responsável pela via, o Km 751 foi interditado na noite de quarta e liberado por volta das 5h da manhã desta quinta (2).

Em nota, a Prefeitura de Ituiutaba informou que o trabalho em conjunto com os bombeiros e a Secretaria de Obras continua nesta quinta para desobstruir as vias da cidade.

Ainda segundo a Prefeitura, o fornecimento de água pode ser comprometido devido à queda de energia em vários pontos.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou à TV Integração que as equipes atuaram para restabelecer parcialmente o fornecimento de energia durante a noite de quarta e a madrugada de quinta.

"Nesta manhã [quinta] os trabalhos seguem para atender ocorrências remanescentes, que envolvem menor número de clientes e estão espalhadas pela cidade. Para agilizar o atendimento diante dessa situação excepcional, a companhia reforçou o número de equipes visando concluir os trabalhos o mais breve possível", complementou a Cemig.

Ocorrências pela cidade

Segundo o Corpo de Bombeiros de Ituiutaba, desde a hora do início das chuvas até a manhã desta quinta, foram atendidas cerca de 30 ocorrências.

A equipe teve que priorizar os atendimentos de maior risco, como o resgate de pessoas ilhadas e o auxílio às que tiveram os veículos arrastados pela força da correnteza. Não houve nenhuma vítima relacionada a estes atendimentos.

O foco inicial foi garantir a segurança das vítimas, principalmente aquelas que estavam em áreas de risco de alagamento. Além disso, foi realizado primeiramente o corte de árvores que estavam obstruindo vias e ameaçando a segurança dos motoristas.

Fonte: G1 Triângulo Mineiro

Inscreva-se em nossa NewsLetter