Geral

'MINAS CONSCIENTE': TRIÂNGULO DO NORTE, TRIÂNGULO DO SUL E NOROESTE DE MG SEGUEM NA ONDA VERMELHA; ESTADO LIBERA CIRURGIAS ELETIVAS

'MINAS CONSCIENTE': TRIÂNGULO DO NORTE, TRIÂNGULO DO SUL E NOROESTE DE MG SEGUEM NA ONDA VERMELHA; ESTADO LIBERA CIRURGIAS ELETIVAS

As macrorregiões do Triângulo do Sul, Triângulo do Norte e Noroeste seguem na Onda Vermelha do programa Minas Consciente por mais uma semana. O anúncio foi feito pelo Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quinta-feira (24). Além do anúncio das macrorregiões, o Estado também liberou o retorno das cirurgias eletivas.

Apesar das classificações no programa estadual, Uberlândia e Uberaba saíram do Minas Consciente, portanto, poderão seguir os planos próprios de retomada econômica e a decisão do Comitê Estadual não afeta a situação das mesmas.

Cirurgias eletivas
Nesta quinta-feira (24) foi divulgado o retorno das cirurgias eletivas não emergenciais, que estavam suspensas desde fevereiro. Porém, a realização delas vai depender de acordo com a onda que a macrorregião está no Minas Consciente.

• Onda Vermelha: os procedimentos cirúrgicos estão liberados em ambientes ambulatoriais;
• Onda Amarela: os procedimentos cirurgicos que não precisam de intubação com inserção de tubo até a traqueia (orotraqueal) ou sedação profunda ficam autorizados.
• Onda Verde: todos os tipos de eletivas ficam permitidas, mas caberá ao gestor local e da unidade de atendimento analisar a disponibilidade de leitos, equipes, equipamentos e insumos hospitalares.

Critérios
Anunciados no dia 3 de junho, os critérios da Onda Vermelha foram propostos a partir de metodologia da Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Assim, as regiões que estiverem nesta fase vão passar por análise mais criteriosa dos indicadores de incidência e espera por atendimento, para a partir daí, as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos serem identificadas.

A Onda Vermelha passou a ser classificada em duas etapas, sendo a primeira a que já estava em vigor com o funcionamento de todas as atividades liberadas, inclusive, as não essenciais (veja mais abaixo). Já a segunda etapa insere as regiões no cenário assistencial e epidemiológico desfavoráveis, baseado nos novos critérios apresentados pela SES-MG.

Desde então, apenas eventos de atrações culturais e naturais não podem ocorrer. Academias, clubes e salões de beleza que estavam proibidos de funcionar, podem realizar atendimento normalmente seguindo as medias de segurança.

Fonte: G1.

Inscreva-se em nossa NewsLetter