Geral

MINAS REGISTRA SALDO DE 162 MIL EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA DE JANEIRO A JUNHO DESTE ANO, O MELHOR PRIMEIRO SEMESTRE DESDE 2021

MINAS REGISTRA SALDO DE 162 MIL EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA DE JANEIRO A JUNHO DESTE ANO, O MELHOR PRIMEIRO SEMESTRE DESDE 2021

A busca por emprego terminou para Rafael Silva. Depois de três meses desempregado, ele voltou ao mercado de trabalho em junho deste ano, após ser selecionado para uma vaga de auxiliar administrativo.

“Estava sem respostas para as minhas tentativas, até que acessei o Uai Virtual e encontrei a vaga de auxiliar. Marquei uma entrevista e, em pouco tempo, fui contratado. Não queria mais ficar em casa, agora estou bem mais tranquilo“, disse.

A vaga ocupada por Rafael é uma das 232 mil criadas em junho em Minas Gerais. De acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o saldo positivo do sexto mês do ano foi de 28.354 postos de trabalho, levando o estado a 162 mil vagas abertas em 2024.

O melhor saldo havia sido registrado em 2021, com 203 mil postos de trabalho. Já no ano seguinte, atingiu 147 mil e, em 2023, 144 mil vagas de emprego.

Desde janeiro, Minas Gerais mantém uma sequência consistente e positiva de geração de empregos. Nos últimos seis anos (2019-2024) o total de postos de trabalho também é significativo, e já chega a 898 mil.

Arthur Campos, subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), afirma que a sequência aproxima Minas da meta de um milhão de vagas geradas até 2026.

“Podemos superar a nossa marca, mas não podemos parar por aí. Não podemos apenas criar vagas, mas temos que ocupá-las. Por isso, apoiamos o empreendedorismo e oferecemos capacitações, para qualificar qualquer cidadão que queira entrar no mercado de trabalho”, afirma Arthur Campos.

Fonte: Agência Minas

Inscreva-se em nossa NewsLetter