Geral

NOS PRIMEIROS MESES DO ANO, PELO MENOS 47 IDOSOS FORAM VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA EM FRUTAL

NOS PRIMEIROS MESES DO ANO, PELO MENOS 47 IDOSOS FORAM VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA EM FRUTAL

Só esse ano em Frutal, pelo menos 47 idosos foram vítimas de violência em nossa cidade. Os dados são do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, órgão responsável por fazer o acolhimento e o acompanhamento dessas pessoas que já chegaram a terceira idade e mesmo assim não são respeitadas e nem tratadas com o respeito e o carinho que merecem e necessitam. Dessas 47 vítimas, 30 são homens e 17 são mulheres.

Os números chamam a atenção e preocupam ainda mais quando se sabe que essas denúncias são, muitas vezes, subnotificadas, já que muitos idosos têm medo e vergonha de denunciar, já que muitas vezes os agressores são os próprios familiares ou pessoas próximas.

Para tentar conscientizar e mobilizar a população frutalense a respeito desse tema tão sensível a toda sociedade, a Secretaria de Assistência Social preparou uma série de atividades para esse 15 de junho, data em que se comemora o Dia da conscientização da violência contra o idoso.

Primeiro, os idosos do Projeto Viver Bem fizeram uma visita à Prefeitura de Frutal e apresentaram alguns números musicais, logo em seguida foi realizada uma breve caminhada pelas ruas do centro da cidade, que foi finalizada na concha acústica do Calçadão, onde ocorreram mais apresentações musicais.

De acordo com o assistente social do CREAS, Wanderley Pedrosa, os casos mais comuns de violência contra o idoso na nossa cidade são o abandono, a negligência e os maus tratos.

O assistente social explica como é feito o acolhimento e o atendimento a esse idoso vítima de violência. “A equipe multidisciplinar do CREAS recebe a denúncia, acolhe a pessoa idosa vítima de violência, realiza visitas domiciliares, orienta os idosos em relação aos seus direitos, encaminha para rede socioassistencial e, quando necessário, informa o Ministério Público e o Judiciário sobre o ocorrido”.

Ainda, segundo Wanderley, a equipe convoca para reunião de mediação os responsáveis pela pessoa idosa: filhos, irmão, sobrinhos e o responsabilizamos pelo idoso e então, acompanhamos o que a família ou responsáveis estão fazendo em favor do idoso. “Já quanto o agressor também são tomadas medidas para resguardar a segurança e o bem-estar do idoso. Tomamos as medidas cabíveis, no caso de violência física, buscamos medidas para afastar o agressor da pessoa idosa”.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – está localizado na Rua Prefeito João Carlos Ribeiro nº 650, no Jardim das Laranjeira.

O Centro de Referência de Assistência Social “Sebastiana Maria Queiroz” fica na Rua XV de Novembro nº 39 e o telefone do contato é o 3421-4086.

Já o CRAS “Ilda Assunção Abate” está localizado na Rua Plínio José Queiroz da Cruz nº 310 no Waldemar Marchi e o telefone é o 3423-5493.

O CRAS “Vilma Francisca de Freitas” atende a população de Aparecida de Minas e o telefone de contato é o 99995-8121.

Inscreva-se em nossa NewsLetter