NOTA – VENTILADORES PULMONARES

 O Município de Frutal, em resposta as publicações feitas por mídias não oficiais, distorcendo os fatos reais e públicos, vem através desta prestar as informações pertinentes.

            O Município de Frutal, tendo em vista a complexidade do momento vivido em razão da pandemia ocasionada pela Covid-19, vem trabalhando diuturnamente para viabilizar o efetivo funcionamento da UTI do Hospital Municipal Frei Gabriel.

            Todavia, o Município de Frutal, através do Hospital Municipal Frei Gabriel, é sede de Microrregião de Saúde e atende a população de 10 municípios, além da população frutalense.

            Assim, em razão do pico de necessidade por leitos de UTI esperado neste mês de julho e considerando a possibilidade de ampliação imediata dos leitos de UTI pelo Município de Uberaba, que é sede de Macrorregião de Saúde a qual Frutal pertence e consequentemente onde sua população é atendida no que refere-se à alta complexidade, fora estabelecida uma parceria entre Frutal e Uberaba.

            Através desta parceria foram cedidos 14 ventiladores pulmonares ao Município de Uberaba, visando assim garantir maior assistência à população abrangida em sua Macrorregião de Saúde, valendo ressaltar que o prazo das cessões mencionadas limita-se ao prazo em que se concretize o funcionamento da UTI do Hospital Municipal Frei Gabriel.

            Cabendo esclarecer que destes 14 ventiladores pulmonares, 7 foram viabilizados para o Município de Frutal pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – Ofício SES/SUBPAS nº 44/2020, Processo nº 1320.01.0063914/2020-50, por intermédio do Deputado Heli Geraldo de Andrade, e os demais tratam-se de ventiladores pulmonares adquiridos e já patrimoniados pelo Município de Frutal.

            Noutro ponto, há de se ressaltar que o Município de Frutal será beneficiado com o recebimento de mais 7 ventiladores pulmonares, o que fora formalizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, através do Memorando.SES/SUBPAS. nº 1462/2020, Processo nº 1320.01.0076565/2020-10, por intermédio do Deputado Luís Tibé.

            Assim, visando à ampliação de vagas de UTI, que consequentemente contemplarão nossa população, bem como, o recebimento de mais 7 ventiladores pulmonares, formalizou-se as referidas cessões. Entretanto, os equipamentos deverão ser devolvidos pelo Município de Uberaba imediatamente após solicitação formalizada pelo Município de Frutal para fins de implantação dos mesmos na UTI do Hospital Municipal Frei Gabriel.

            Por fim, as decisões foram tomadas visando exclusivamente aumentar a capacidade de atendimento à população, que, caso necessário, contará com os leitos de UTI disponibilizados pelo Município de Uberaba-MG, através dos equipamentos cedidos.

Prefeitura Municipal de Frutal, 23 de julho de 2020