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PASSAR MAL DENTRO DO AVIÃO: O QUE A COMPANHIA AÉREA DEVE FAZER EM CASOS DE MAL-ESTAR OU DE MORTE

PASSAR MAL DENTRO DO AVIÃO: O QUE A COMPANHIA AÉREA DEVE FAZER EM CASOS DE MAL-ESTAR OU DE MORTE
Você já parou para pensar o que pode acontecer caso um passageiro passe mal enquanto está viajando de avião, a milhares de metros do chão? Apesar de não dar tempo de correr para um hospital, as companhias aéreas têm procedimentos definidos para tratar os pacientes em uma emergência. O tema veio à tona após um incidente no dia 12 de junho envolvendo a companhia egípcia Sky Vision Airlines, que teve que fazer um pouso de emergência na Arábia Saudita. O comandante da aeronave sofreu um mal súbito e morreu durante o voo. Segundo o site Avherald, que registra incidentes aéreos em todo o mundo, o copiloto avisou aos passageiros pelo sistema de som que a aeronave, um Airbus A320, teria que desviar a rota em razão da morte do comandante. Mas quais são os procedimentos para passageiros em casos de mal-estar ou até óbito durante voos? O que a companhia deve fazer? Quando alguém passa mal durante um voo comercial, a primeira reação dos comissários de bordo será perguntar se entre os passageiros há algum médico. O profissional da saúde deverá se apresentar por causa do seu código de ética. Se ele não fizer isso, pode ser punido caso alguém saiba que ele é médico e que decidiu não prestar socorro, explica a presidente do Comitê de Medicina Aeroepacial da Associação Paulista de Medicina, Rozania Sobreira. A partir daí, o paciente é levado ao galley, espaço onde os comissários servem os lanches, que consegue comportar a aplicação dos procedimentos necessários. Todos os voos têm uma caixa que só pode ser aberta por médicos. Nela, há medicamentos e equipamentos que permitem tratamentos mais invasivos, como a intubação. Há ainda uma segunda caixa, que pode ser aberta por outros profissionais da saúde, como enfermeiros, e pelos comissários. Ela contém outros tipos de itens, curativos e medidor de pressão, por exemplo. Mas nem todo voo vai ter um passageiro que trabalhe na área da saúde, por isso a função dos comissários vai muito além de servir lanches, diz Rozania. Todos possuem um treinamento para aplicar primeiros socorros, como a realização de massagem cardíaca. Além dessas medidas, em voos mais longos, algumas companhias aéreas oferecem assessoramento remoto de médicos especializados em medicina aeroespacial, para o atendimento de quando alguém passa mal a bordo. A equipe dará orientações à tripulação de como o passageiro deve ser tratado. Fonte: G1

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