Muita gente talvez não saiba, mas a Prefeitura de Frutal mantém há vários anos um convênio com a Polícia Civil de Minas Gerais. O acordo entre as duas instituições estabelece que o Executivo Municipal ceda alguns funcionários para o órgão de segurança pública e também ajude a realizar obras de manutenção e conservação no prédio onde a corporação está instalada.
Convênios entre a Polícia Civil e Prefeituras são comuns em todo o Estado, contudo desde o início do ano a Prefeitura de Frutal tem estreitado os laços com a Polícia Civil e ampliado o auxílio prestado ao órgão de segurança.
Se antes o valor estimado do convênio estava na casa de R$ 1.200.000, agora esse valor quase dobrou e saltou para R$ 2.100.000. “Esse montante será aplicado ao longo desses quatro anos de nova gestão, o que dá uma ajuda média de aproximadamente 44 mil reais por mês. Mas é importante ressaltar que a Prefeitura não repassa o dinheiro para gente, o que acontece é que o Executivo custeia alguns gastos como, por exemplo, a manutenção de aparelhos de ar-condicionado que é realizado por uma empresa que presta serviços para a Prefeitura”, explica o delegado regional, Fabrício Altemar.
Além disso, o Executivo Municipal tem auxiliado a Polícia Civil na aquisição de materiais de escritório, na manutenção de viaturas e também na contratação de novos estagiários. “Tínhamos 10 estagiários, agora contamos com 12 que nos auxiliam na confecção dos boletins de ocorrência e até mesmo nos flagrantes policiais, o que deixa todo o processo mais ágil”.
Além disso, a Prefeitura de Frutal também ajudou a aumentar a remuneração desses estagiários. “Agora, eles recebem um salário mensal de 800 reais, anteriormente essa ajuda era de apenas 500 reais. Isso nos permitiu manter bons profissionais que deixavam a Polícia Civil quando recebiam propostas de emprego que pagavam bem mais como o Ministério Público ou algum advogado da cidade”.
A Prefeitura de Frutal também cedeu mais dois funcionários para a Polícia Civil, esses dupla de servidores está trabalhando no setor de trânsito e a presença desses dois profissionais já melhorou consideravelmente o atendimento oferecido aos moradores da nossa cidade. “Antigamente, uma transferência de um veículo levava de 30 a 40 dias para ser concluída, atualmente, esse processo leva no máximo dois dias”, esclarece o delegado regional.
O prefeito Bruno Augusto ressaltou a importância da renovação e ampliação desse convênio. “Sabemos que o Estado não consegue atender todas as demandas da Polícia Civil, por isso é obrigação da Prefeitura de Frutal colaborar com essa importante instituição e darmos a nossa contribuição para melhorar a segurança pública do nosso município”.