Com um espaço amplo, uma estrutura moderna e com equipamentos de última geração, o novo Laboratório Municipal inaugurado nesta segunda-feira, dia 26 de setembro, em nada lembra o antigo prédio que estava tomado pelas infiltrações, pelo mofo e não oferecia as condições sanitárias adequadas nem para os pacientes e muito menos para os colaboradores do local.
Agora, o novo laboratório, que está localizado na Avenida Marechal Deodoro nº 241, anexo ao antigo Hospital Regional, conta com duas salas de coleta, um local de descanso para os pacientes, várias salas de análise separadas conforme determina a legislação sanitária e ainda uma sala de Técnica de Informática – TI, usada fazer os laudos dos exames.
O laboratório irá funcionar de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, mas as coletas serão feitas das 7h às 9h. No local, serão colhidos exames de baixa, média e alta complexidade como o de colesterol, glicemia, PCR, entre outros. Contudo, as análises dos exames de alta complexidade ainda continuarão sendo realizadas em outros municípios.
A secretária municipal de saúde, Patrícia Xavier, explica que os pacientes que já tinham exames marcados no Laboratório Carlos Chagas, empresa conveniada pela Prefeitura de Frutal para realizar alguns exames laboratoriais, devem ir até o local para passarem pelo procedimento médico. “Quem vai determinar o local do exame é a Secretaria, a pessoa será devidamente comunicada e orientada sobre em qual local deve ir para passar pelo procedimento médico”.
A expectativa é que mais de 100 pacientes sejam atendidos por dia no novo Laboratório Municipal. O prefeito Bruno Augusto destaca que o local está preparado não só para atender os frutalenses, mas também pacientes de outros 11 municípios. “Por isso, gerir a saúde de Frutal é um desafio tão grande, cuidamos da saúde de milhares de moradores de outras cidades. E nem sempre recebemos ajuda financeira desses municípios, ou seja, Frutal precisa arcar com recursos próprios esses atendimentos. Mas quem sabe, em breve não consigamos tirar do papel o consórcio regional e assim proporcionar uma saúde de qualidade e humanizada para toda a região”, espera o chefe do Executivo Municipal.